Como aderir ao Sistema de depósito de embalagens não reutilizáveis nos Açores?
Dirija-se a uma loja RIAC para obter o cartão físico ou digital (a disponibilizar brevemente).
Funcionamento do sistema:
i. O primeiro cartão de cada cidadão é gratuito;
ii. O cartão apenas pode ser adquirido por cidadãos maiores de 18 anos e portadores de cartão de cidadão;
iii. O cidadão solicita o seu cartão, sendo necessária a apresentação do cartão de cidadão como comprovativo do disposto no número anterior.
Perda ou furto do cartão:
i. O cidadão dirige-se a uma loja RIAC e informa que perdeu ou que o cartão foi furtado;
ii. O trabalhador da RIAC após confirmar a identidade e número de cartão associado, procede ao seu cancelamento e à atribuição de um novo;
iii. O montante por creditar é transferido para o novo cartão.
Utilização da Máquina de Depósito de Embalagens
(clique aqui para conhecer a localização dos pontos de entrega)
Como proceder?
1 - Passe o cartão pelo leitor da máquina;
2 - Coloque a embalagem com o código de barras virado para cima na abertura;
3 - Descubra quanto ganhou ao ajudar o ambiente.
As máquinas aceitam embalagens de plástico (PET), metal (alumínio) e vidro até 2,5 litros, nomeadamente embalagens de águas, sumos, refrigerantes e bebidas alcoólicas, com exceção das bebidas lácteas.
Atenção:
As embalagens não devem:
1 - Ter líquidos;
2 - Estar espalmadas;
3 - Devem ter preferencialmente tampa;
4 - Ter o rótulo intacto (com código de barras legível).
Como vou receber o prémio/reembolso?
- Por transferência bancária automática;
ou
- Por pedido de transferência através do portal da RIAC;
ou
- O cidadão pode pedir reembolso em numerário nas lojas RIAC.
Nota: Não é possível a atribuição parcial das unidades de valor, nem valores inferiores a 3,00€ por cartão. O valor acumulado é colocado a zero após a realização da operação de entrega do prémio.
Não aceitação das embalagens nas máquinas
Quando o cidadão se deparar com esta informação no monitor da máquina, significa que o código de barras não está a ser lido ou não foi detetado.
Nota: Uma vez que estão sempre a surgir novas embalagens de bebida no mercado e as existentes abrangem um vasto leque, existe uma grande possibilidade de o código ainda não estar inserido na base de dados.
1.Como proceder se a máquina não fizer a leitura do código?
O cidadão deve tirar uma fotografia legível do código de barras e do rótulo principal da embalagem e enviar a mesma por WhatsApp para o seguinte contacto, que estará fixado na máquina em local visível:
O cidadão irá receber uma mensagem a confirmar a receção da sua questão e de que a mesma irá ser tratada.
2. Resposta ao cidadão
Será enviada posteriormente uma mensagem ao cidadão a informar de que já pode colocar a embalagem na máquina e que já será feita a leitura do código.
3. Outras situações em que as máquinas poderão não aceitar as embalagens
- Se os códigos de barras das embalagens estiverem rasgados ou danificados;
- Se as embalagens estiverem amassadas;
- Se as embalagens não estiverem vazias;
- Se as embalagens forem superiores a 2,5 litros;
- Se não forem embalagens de bebida.
Mais informação:
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