EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO AMBIENTAL
PEPGRA  |  SRIR  |  Semana dos Resíduos  |  Resíduos no GRA  |  Sigestein  |  LEGISLAÇÃO  |  LINKS  |  CONTACTOS



Destaques
 
Feira da Semana dos Resíduos | 8ª Edição da Semana dos Resíduos dos Açores
 Mais »
Lista de Operadores de Gestão de Resíduos
 Mais »
Lista de Entidades Gestoras de Fluxos Especificos de Resíduos atualizada
 Mais »
Números de registo da Guia Regional
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Combate ao desperdício alimentar nas ilh...
Semana Europeia da Prevenção de Resíduos...
Ação dos Açores finalista dos prémios da...
Despacho n.º 2178-A/2018, de 1 de março
 

Educação e Promoção Ambiental



Sacos de Plástico 

Para mais informações sobre as medidas para a redução do consumo de sacos de plástico clique aqui

Combate ao Desperdício alimentar no Setor da Restauração nos Açores 

Os resíduos alimentares são motivo de grande preocupação na Europa e nos Açores. Estima-se que, anualmente, se desperdiçam na União Europeia cerca de 100 milhões de toneladas de alimentos. Há perdas ou desperdícios ao longo de toda a cadeia de abastecimento alimentar: na exploração agrícola, na transformação, no fabrico, nas lojas, nos restaurantes e nas habitações. A redução de resíduos também exige mudanças no comportamento dos consumidores açorianos.

Considerado o presente ano nacional do combate ao desperdício alimentar, a Direção Regional do Ambiente, através a Escola de Formação Turística e Hoteleira, proporciona ao setor da restauração dos Açores a ministração de 3 workshops com os objetivos de transmitir técnicas e receitas de aproveitamento de sobras de alimentos, evitar desperdícios alimentares na cozinha de um restaurante e aplicar do menu dose certa.

Disseminação dos resultados

Relatório síntese das 3 ações
Desperdício alimentar na restauração
Fichas Técnicas
Dicas para o setor da restauração
Calculador de Desperdício Alimentar(aplicável a restaurantes e cantinas) 


Combate ao Desperdício alimentar - Festividades do Espírito Santo 

As festas do Espírito Santo têm bastante significado nos Açores, embora de ilha para ilha existam algumas diferenças nos festejos. Transversal a todas estas festividades é a grande produção de resíduos que necessitam da sua colaboração na separação e entrega em destino adequado de embalagens de plástico, metal, vidro, papel/cartão e reaproveitamento de restos e sobras de comidas (sopas de espírito santo, carne assada, arroz doce, massa sovada, biscoitos…).
Seja mordomo desta atitude!
       
Desdobrável Desperdício Alimentar - festividades do Espírito Santo
 (pdf)
Desdobrável Desperdício Alimentar - festividades do Espírito Santo (parte1 - jpg)
Desdobrável Desperdício Alimentar - festividades do Espírito Santo (parte2 - jpg)
Cartaz Desperdício Alimentar - festividades do Espírito Santo
Cartaz Desperdício Alimentar - festividades do Espírito Santo (jpg)

Panfletos

Com o objetivo de informar e sensibilizar a população para diversos assuntos no âmbito da prevenção e gestão de resíduos, disponibilizam-se diversos panfletos informativos sobre os seguintes assuntos:

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

É uma iniciativa que tem como principais objetivos promover a implementação de ações por parte de toda a sociedade sobre o uso sustentável dos recursos e a prevenção da produção dos resíduos, enquadradas nas políticas relacionadas da União Europeia e dos Estados- Membros.

Esta iniciativa realiza-se anualmente durante uma única semana de modo a tornar mais visível as temáticas em apreço na Europa.

Estas ações visam envolver uma grande variedade de público (autoridades públicas, empresas privadas, sociedade civil, bem como os próprios cidadãos) para a problemática dos resíduos e motivar a responsabilização de cada cidadão especialmente para a prevenção da produção de resíduos.

As ações a desenvolver podem ser enquadradas nos seguintes temas:

  • Evitar e reduzir a produção de resíduos na origem
  • Reutilização e Preparação para reutilização
  • Separação de resíduos e Reciclagem
  • Dia Europeu de Ação de limpeza (Clean-Up Day)Anualmente tem sido selecionado um tema extra: em 2014 foi o desperdício alimentar, em 2015 o tema é a desmaterialização e está previsto que em 2016 seja a prevenção de resíduos perigosos.

    Para mais informações sobre este projeto e para encontrar guias com dezenas de boas práticas, casos de estudo e sugestões concretas de como é possível reduzir o desperdício e prevenir a produção de resíduos consulte o Portal do Projeto http://www.ewwr.eu/


    Semana dos Resíduos nos Açores

    Clique AQUI para aceder aos conteúdos da 6ª Edição da Semana de Resíduos dos Açores em 2015.


    Manual do Ambiente

    O Manual de Ambiente pretende providenciar a todos os interessados informação relativa à aplicação da legislação em matéria de ambiente, procurando clarificar alguns conceitos e compilar, de uma forma sintética e acessível, algumas das obrigações legais a que as instalações estão sujeitas.

    Consulte as disposições legais em matéria de resíduos no Manual de Ambiente.



    Concurso "Eco Freguesia, freguesia Limpa"

    O Concurso "Eco Freguesia, freguesia limpa" é organizado pelo Governo Regional dos Açores através da Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente (SRAA), pela mão da Direção Regional do Ambiente e tem como principal objetivo reconhecer e distinguir os esforços das freguesias e a colaboração das populações na limpeza, remoção e encaminhamento para destino final adequado dos resíduos abandonados em espaços públicos, incluindo as linhas de águas e a orla costeira, bem como o desenvolvimento e participação em programas e ações de sensibilização e educação ambiental.

    Para mais informações clique AQUI.



    Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE)

    A Associação Bandeira Azul da Europa é uma Organização não Governamental de Ambiente (ONGA), sem fins lucrativos, dedicada à Educação para o Desenvolvimento Sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais, nomeadamente com as seguintes iniciativas:

    • Programa Bandeira Azul
    • Programa Eco-Escolas
    • Programa Jovens Repórteres para o Ambiente
    • Programa ECOXXI
    • Programa Chave Verde

    Para mais informações consultar http://www.abae.pt/


    Outros Programas e Documentos

    A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) tem como objetivo principal o desenvolvimento da Educação Ambiental no ensino formal e não formal. Para mais informações sobre as suas atividades consultar http://www.aspea.org/index.htm

    A Carta da Terra é um documento que reúne os seguintes princípios fundamentais de construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica para o século XXI: (a) Respeitar e cuidar da comunidade de vida, (b) Integridade ecológica, (c) Justiça social e econômica, (d) Democracia, não-violência e paz.

    A resolução adotada pela UNESCO em 2003 que reconhece que a Carta da Terra é um importante referencial ético para o desenvolvimento sustentável e também um importante recurso educativo, pois transmite um sentido de seriedade e urgência em relação aos problemas da Terra, estabelece princípios que abordam todas as dimensões da sustentabilidade e incita à ação. A educação e formação de cidadãos ativos e responsáveis são essenciais para operar as transformações necessárias preconizadas na Carta da Terra. O “Guião de educação para a sustentabilidade” está disponível em
    http://www.decojovem.pt/biblioteca/educacao-consumidor/guiao-de-educacao-para-a-sustentabilidade/

    A Agenda 21, adotada na Conferência do Rio em Janeiro em 1992, constitui um documento orientador dos governos, das organizações internacionais e da sociedade civil, para o desenvolvimento sustentável, visando conciliar a proteção do ambiente com o desenvolvimento económico e a coesão social. Ao nível local a Agenda 21 constitui um instrumento de gestão que, partindo de um diagnóstico da situação atual, estabelece metas a alcançar nas vertentes da proteção do ambiente, desenvolvimento económico e coesão social, e que envolve autoridades, grupos de interesses locais e a sociedade. O “Guia Agenda 21 Local - Um desafio para todos” está disponível aqui

    O Cine’Eco - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, é o único festival de cinema em Portugal, dedicado à temática ambiental, no seu sentido mais abrangente, que se realiza em Seia, anualmente em Outubro. Para mais informações consultar http://www.cineecoseia.org/

    O Green Project Awards é uma iniciativa reconhece, premeia e divulga boas práticas em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável. Para mais informações consultar http://gpa.pt/

    Perguntas frequentes sobre prevenção e gestão de resíduos
    Clique aqui para aceder à lista.


  • Numero de Visitantes
      691340  
    Zonas
     

    Açores
    Corvo
    Faial
    Flores
    Graciosa
    Pico
    Santa Maria
    São Jorge
    São Miguel
    Terceira

     





     





     

    HOMEPLANOS DE PREVENÇÃO E GESTÃOEDUCAÇÃO E PROMOÇÃO AMBIENTALTRANSPORTEFLUXOSOPERADORESCENTROSLICENCIAMENTOS

    ©2004-2018 Presidência do Governo dos Açores
    Todos os Direitos Reservados

    Portal do Governo dos Açores
    Governo Regional dos Açores  UE