QUALIDADE ÁGUA  |  Qualidade Serviços  |  Tarifários  |  Resíduos  |  QUAR  |  SIADAPRA  |  Programas de Apoio  |  VI Seminário Técnico  |  Conselho de Parceiros



Destaques
 
Newsletter da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores - N.º 2 | dezembro 2023
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
ERSARA publica o 2º número da sua newsle...
Newsletter n.º 2 / dezembro 2023
ERSARA publica o Relatório Anual de Aval...
Relatorio de avaliacao anual da qualidad...
 
Qualidade da Água
A ERSARA - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores, é responsável pela aprovação dos programas de controlo de qualidade da água para consumo humano, designado abreviadamente por PCQA.

O PCQA é apresentado anualmente pelas entidades gestoras de água para consumo humano até ao dia 15 de setembro do ano anterior a que diz respeito para as entidades gestoras em alta, e até ao dia 30 de setembro do ano anterior a que diz respeito para as entidades gestoras em baixa.

O PCQA apresentado por cada uma das entidades gestoras é elaborado à luz do disposto no Decreto-Lei n.º 306/2007, de 27 de agosto.

O controlo de qualidade da água realiza-se através da verificação do cumprimento dos valores paramétricos fixados para um conjunto de parâmetros, sendo estes analisados de acordo com os diversos tipos de controlo realizados, nomeadamente Controlos de Rotina e de Inspeção.

Todos os controlos são efetuados na torneira do consumidor e que normalmente são utilizadas para consumo humano.

Os parâmetros a analisar em cada um dos tipos de Controlo de Rotina (1 e 2) e de Inspeção, bem como as frequências mínimas de amostragem, para análise da água destinada ao consumo humano fornecida por sistemas de abastecimento público, encontra-se definida legalmente.

Os controlos de rotina têm como objetivo fornecer regularmente informações sobre a qualidade organolética e microbiológica da água destinada ao consumo humano, bem como sobre a eficácia dos tratamentos existentes, especialmente a desinfeção, tendo em vista determinar a conformidade da água com os valores paramétricos estabelecidos. De referir que a determinação dos parâmetros correspondentes ao Controlo de Rotina 2 implica, em simultâneo, a determinação dos parâmetros contidos no controlo de rotina 1.

O Controlo de Inspeção tem como objetivo obter as informações necessárias para verificar o cumprimento dos valores paramétricos, sendo que a determinação dos parâmetros correspondentes ao controlo de inspeção implica, em simultâneo, a determinação dos parâmetros contidos no controlo de rotina 1 e 2.

Para mais informações consulte os links abaixo:


Numero de Visitantes
  845113  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 

  





 
 


 

HOMEMISSÃOEVENTOSLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESRECOMENDAÇÕESCIRCULARESFORMULÁRIOSFAQSLINKSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE