QUALIDADE ÁGUA  |  Qualidade Serviços  |  Tarifários  |  Resíduos  |  QUAR  |  SIADAPRA  |  Programas de Apoio  |  V Seminário Técnico



Destaques
   
Últimos conteúdos
 
Avaliação de risco nos sistemas de abast...
ERSARA assinala Dia Nacional da Água
4th International Conference Progress of...
13 Expo Conferência da Água
 
Qualidade da Água
ERSARA - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores, é responsável pela aprovação dos programas de controlo de qualidade da água para consumo humano, designado abreviadamente por PCQA.

O PCQA é apresentado anualmente pelas entidades gestoras de água para consumo humano até ao dia 15 de Setembro do ano anterior a que diz respeito para as entidades gestoras em alta, e até ao dia 30 de Setembro do ano anterior a que diz respeito para as entidades gestoras em baixa.
O PCQA apresentado por cada uma das entidades gestoras é elaborado à luz do disposto no Decreto-Lei n.º 306/2007, de 27 de Agosto.

O controlo de qualidade da água realiza-se através da verificação do cumprimento dos valores paramétricos fixados para um conjunto de parâmetros, sendo estes analisados de acordo com os diversos tipos de controlo realizados, nomeadamente Controlos de Rotina e de Inspeção.
Todos os controlos são efetuados na torneira do consumidor e que normalmente são utilizadas para consumo humano.

Os parâmetros a analisar em cada um dos tipos de Controlo de Rotina (1 e 2) e de Inspeção, bem como as frequências mínimas de amostragem, para análise da água destinada ao consumo humano fornecida por sistemas de abastecimento público, encontra-se definida legalmente.

Os controlos de rotina têm como objetivo fornecer regularmente informações sobre a qualidade organolética e microbiológica da água destinada ao consumo humano, bem como sobre a eficácia dos tratamentos existentes, especialmente a desinfeção, tendo em vista determinar a conformidade da água com os valores paramétricos estabelecidos. De referir que a determinação dos parâmetros correspondentes ao Controlo de Rotina 2 implica, em simultâneo, a determinação dos parâmetros contidos no controlo de rotina 1.

O Controlo de Inspeção tem como objetivo obter as informações necessárias para verificar o cumprimento dos valores paramétricos, sendo que a determinação dos parâmetros correspondentes ao controlo de inspeção implica, em simultâneo, a determinação dos parâmetros contidos no controlo de rotina 1 e 2.

Para mais informações consulte os links abaixo:

Parâmetros do Controlo de Rotina 1 e 2
Parâmetros do Controlo de Inspecção
Pesticidas a pesquisar nos anos de 2019, 2020 e 2021

Com o objetivo de divulgar às entidades gestoras, consumidores e a todos os interessados, os incumprimentos microbiológicos detetados no âmbito da implementação dos Programas de Controlo da Qualidade de Água (PCQA), a ERSARA torna público, nos documentos abaixo, os resultados atualizados dos incumprimentos aos parâmetros microbiológicos, por mês, bem como o total/ano, comunicados pelas entidades gestoras dos sistemas de abastecimento público de água para consumo humano dos Açores:

Incumprimentos de parâmetros microbiológicos - setembro 2018
Incumprimentos de parâmetros microbiológicos - Total 2018


Numero de Visitantes
  421073  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 

   



 


  


 

HOMEMISSÃOEVENTOSLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESRECOMENDAÇÕESCIRCULARESFORMULÁRIOSPERGUNTAS FREQUENTESLINKSCONTACTOS

©2004-2018 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE