QUALIDADE ÁGUA  |  Qualidade Serviços  |  Tarifários  |  Resíduos  |  QUAR  |  SIADAPRA  |  Programas de Apoio



Destaques
   
Últimos conteúdos
 
III Workshop Hydrovolcanic 2017
Relatório Anual do Controlo da Qualidade...
Decreto-Lei n.º 74/2017, de 21 de junho
Lei n.º 44/2017, de 19 de junho
 
Qualidade da Água
ERSARA - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores, é responsável pela aprovação dos programas de controlo de qualidade da água para consumo humano, designado abreviadamente por PCQA.

O PCQA é apresentado anualmente pelas entidades gestoras de água para consumo humano até ao dia 15 de Setembro do ano anterior a que diz respeito para as entidades gestoras em alta, e até ao dia 30 de Setembro do ano anterior a que diz respeito para as entidades gestoras em baixa.
O PCQA apresentado por cada uma das entidades gestoras é elaborado à luz do disposto no Decreto-Lei n.º 306/2007, de 27 de Agosto.

O controlo de qualidade da água realiza-se através da verificação do cumprimento dos valores paramétricos fixados para um conjunto de parâmetros, sendo estes analisados de acordo com os diversos tipos de controlo realizados, nomeadamente Controlos de Rotina e de Inspeção.
Todos os controlos são efetuados na torneira do consumidor e que normalmente são utilizadas para consumo humano.

Os parâmetros a analisar em cada um dos tipos de Controlo de Rotina (1 e 2) e de Inspeção, bem como as frequências mínimas de amostragem, para análise da água destinada ao consumo humano fornecida por sistemas de abastecimento público, encontra-se definida legalmente.

Os controlos de rotina têm como objetivo fornecer regularmente informações sobre a qualidade organolética e microbiológica da água destinada ao consumo humano, bem como sobre a eficácia dos tratamentos existentes, especialmente a desinfeção, tendo em vista determinar a conformidade da água com os valores paramétricos estabelecidos. De referir que a determinação dos parâmetros correspondentes ao Controlo de Rotina 2 implica, em simultâneo, a determinação dos parâmetros contidos no controlo de rotina 1.

O Controlo de Inspeção tem como objetivo obter as informações necessárias para verificar o cumprimento dos valores paramétricos, sendo que a determinação dos parâmetros correspondentes ao controlo de inspeção implica, em simultâneo, a determinação dos parâmetros contidos no controlo de rotina 1 e 2.

Para mais informações consulte os links abaixo:

Parâmetros do Controlo de Rotina 1 e 2
Parâmetros do Controlo de Inspecção
Pesticidas a pesquisar em 2018

Com o objetivo de divulgar às entidades gestoras, consumidores e a todos os interessados, os incumprimentos microbiológicos detetados no âmbito da implementação dos Programas de Controlo da Qualidade de Água (PCQA), a ERSARA torna público, nos documentos abaixo, os resultados atualizados dos incumprimentos aos parâmetros microbiológicos, por mês, bem como o total/ano, comunicados pelas entidades gestoras dos sistemas de abastecimento público de água para consumo humano dos Açores:

Incumprimentos de parâmetros microbiológicos - julho 2017
Incumprimentos de parâmetros microbiológicos - Total 2017


Numero de Visitantes
  278290  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
   



 
 
 




 

HOMEMISSÃOEVENTOSLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESRECOMENDAÇÕESCIRCULARESFORMULÁRIOSPERGUNTAS FREQUENTESLINKSCONTACTOS

©2004-2017 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE