PERGUNTAS FREQUENTES
Qualidade Água  |  Qualidade Serviços  |  Tarifários  |  Resíduos  |  QUAR  |  SIADAPRA  |  Programas de Apoio  |  V Seminário Técnico



Destaques
   
Últimos conteúdos
 
ERSARA integra livro de reclamações elet...
Workshop "Amostragem, análise de águas e...
ERSARA promove formação em gestão de res...
13.º Fórum Nacional de Resíduos
 
Perguntas Frequentes

Neste separador terá acesso à algumas das questões que mais usualmente são colocadas junto da ERSARA.
Desta forma, pretendemos esclarecer regras e procedimentos, e contribuir para o esclarecimento da população, utilizadores dos Sistemas de Águas e Resíduos e apoiar as Entidade Reguladas pela ERSARA.
Para uma melhoria no acesso às Perguntas Frequentes, as mesmas foram divididas nos temas “Águas” e “Resíduos”.

 

Qual é a legislação que cria uma taxa ambiental pela distribuição de sacos de plástico ao consumidor nos Açores?
O Decreto Legislativo Regional n.º 10/2014/A, de 3 de julho, cria medidas para a redução do consumo de sacos de plástico, designadamente uma taxa ambiental a aplicar aos sacos de plástico distribuídos ao consumidor final nos estabelecimentos de comércio a retalho na Região Autónoma dos Açores. Mais »

Por que foi criada uma taxa ambiental?
A distribuição gratuita de sacos de plástico cria sérios problemas ambientais, uma vez que uma parte significativa é descartada sem reutilização, contribuindo para criar enormes volumes de resíduos não biodegradáveis, contaminando os solos, os cursos de água e os oceanos.A taxa ambiental, também designada por Ecotaxa, tem como principal função desincentivar o uso dos sacos de plásticos descartávei... Mais »

Qual é o valor da ecotaxa?
De acordo com a Portaria n.º 36/2015, de 31 de março, a ecotaxa é fixada em 0,04 euros por cada saco de plástico avulso distribuído em estabelecimentos de comércio a retalho na região. A ecotaxa deverá vir discriminada na fatura, em separado do eventual preço de venda e sobre esta não deverá incidir IVA. Mais »

A ecotaxa incide sobre todos os sacos de plástico?
Não. A Ecotaxa abrange todos os sacos cujo componente estrutural principal seja em plástico e todos os sacos de matéria plástica leve, ou seja, com espessura de parede igual ou inferior a 50 microns (μm). Ficam isentos da ecotaxa os sacos de plástico que se destinem a entrar em contato direto com géneros alimentícios. Mais »

Os sacos de plástico podem ter publicidade?
É proibida a inserção de publicidade em sacos de plásticos leves, com exceção do logótipo ou denominação comercial ou social do estabelecimento que fornece o saco, em área não superior a 20% da superfície total do mesmo. Todos os sacos de plástico que contenham publicidade, logótipo ou denominação comercial do estabelecimento são obrigados a incluir mensagens de sensibilização, no âmbito da preven... Mais »
   
 
Página 1Página 2Página 3
  123  
   
   
Numero de Visitantes
  466976  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
  



 


  


 

HOMEMISSÃOEVENTOSLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESRECOMENDAÇÕESCIRCULARESFORMULÁRIOSPERGUNTAS FREQUENTESLINKSCONTACTOS

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE