Qualidade Água  |  QUALIDADE SERVIÇOS  |  Tarifários  |  Resíduos  |  QUAR  |  SIADAPRA  |  Programas de Apoio  |  VI Seminário Técnico



Destaques
   
Últimos conteúdos
 
ERSARA apoia em mais de 133 mil euros as...
Publicados resultados da avaliação da qu...
Relatório de avaliação anual da qualidad...
ERSARA desenvolve ação de formação na Se...
 
Qualidade dos serviços de águas e resíduos

De acordo com alínea f), do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto Legislativo Regional n.º 8/2010/A, de 5 de março, a ERSARA tem como atribuição assegurar o equilíbrio entre a sustentabilidade económica dos sistemas e a qualidade dos serviços prestados, de modo a salvaguardar os interesses e direitos dos cidadãos no fornecimento de bens e serviços prestados.

Compete à ERSARA proceder à regulação da qualidade dos serviços prestados aos utilizadores pelas entidades reguladas, avaliando o desempenho das mesmas, através da recolha de informações que permitam elaborar e publicitar sínteses comparativas e promover a melhoria dos níveis de serviço.

Neste enquadramento, a ERSARA publicou o “Guia de avaliação da qualidade dos serviços de águas e resíduos dos Açores”. O sistema de indicadores de qualidade dos serviços, apresentado neste Guia, visa promover a eficiência e a eficácia das entidades reguladas, bem como a melhoria dos níveis de serviço prestado aos utilizadores, e é o resultado de um processo aberto e colaborativo, em que se procurou envolver todas as entidades reguladas.

Este Guia é uma ferramenta fundamental do modelo de regulação da ERSARA, nomeadamente no que respeita à componente da regulação da qualidade do serviço, de forma a tornar possível a avaliação quantificada, com base na recolha de dados, posterior análise de indicadores e divulgação de um relatório de síntese.

Os indicadores expressarão o nível efetivo da qualidade do serviço prestado aos utilizadores, simplificando e tornando direta e transparente a comparação entre objetivos de gestão e resultados obtidos, bem como entre entidades reguladas.

Para além da identificação e da especificação de todos os componentes do sistema de avaliação dos indicadores, são também definidos os procedimentos de avaliação, através da definição da informação a obter, do cálculo de indicadores, da sua interpretação e análise comparativa.

O Guia tem como base o Guia Técnico Indicadores de desempenho para serviços de abastecimento de água, IWA/LNEC/IRAR, 2004 e o Guia de avaliação da qualidade dos serviços de águas e resíduos prestados aos utilizadores – 2.ª geração do sistema de avaliação, ERSAR e LNEC, 2013, e encontra-se disponível aqui.

A recolha de dados principiará no ano de 2018, referente ao ano civil anterior, e insere-se no dever de informação que impera sobre todas as entidades reguladas, com base no artigo 5º do Decreto Legislativo Regional n.º 8/2010/A, de 05 de Março.


Numero de Visitantes
  553686  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
  



 


  


 

HOMEMISSÃOEVENTOSLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESRECOMENDAÇÕESCIRCULARESFORMULÁRIOSPERGUNTAS FREQUENTESLINKSCONTACTOS

©2004-2020 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE