Qualidade Água  |  Qualidade Serviços  |  Tarifários  |  Resíduos  |  QUAR  |  SIADAPRA  |  Programas de Apoio  |  VI Seminário Técnico  |  Conselho de Parceiros



Destaques
 
Newsletter da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores - N.º 2 | dezembro 2023
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Despacho n.º 461/2024 de 19 de março de ...
Despacho n.º 460/2024 de 19 de março de ...
ERSARA publica o 2º número da sua newsle...
Newsletter n.º 2 / dezembro 2023
 

Horta 15-03-2022

ERSARA promove curso de controlo de perdas e deteção de fugas de água


Realiza-se entre os dias 14 e 18 de março, na ilha do Pico, um curso de controlo de perdas e deteção de fugas de água, promovido pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores – ERSARA, em parceria com a Academia das Águas Livres da EPAL e com o apoio da Câmara Municipal da Madalena.

O curso destina-se aos profissionais dos municípios da ilha do Pico, que pretendam conhecer metodologias eficazes para detetar, quantificar e minimizar as perdas de águas em sistemas de abastecimento, tendo como objetivos: dominar os conceitos de base para a gestão das perdas de água, saber analisar e controlar perdas reais e aparentes, conhecer metodologias e os recursos a utilizar em campanhas de deteção de fugas.

Recorde-se que de acordo com o Relatório Anual de Avaliação da Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores do ano de 2021, o valor médio de água não faturada foi de 65,41%, sendo superior ao valor nacional de 28.7%. Acresce ainda a esta situação a existência de Municípios sem dados reportados sobre a ineficiência dos seus sistemas.

Esta iniciativa insere-se no plano anual de formação da ERSARA para 2022, integrando uma iniciativa a longo prazo para reforçar o controlo das perdas de água e o conhecimento do balanço hídrico nos sistemas públicos de abastecimento de água.

Ainda em 2022 foi disponibilizado pela ERSARA um novo programa de apoio financeiro, com um valor total de 400 mil euros, para fazer face ao controlo das perdas de água, nomeadamente através do apoio à aquisição de equipamentos de deteção de fugas de água bem como para a medição de água entrada nos sistemas de abastecimento. Este novo programa de apoio veio na sequência dos anteriores programas de fomento à medição de água, nos quais foram disponibilizados 660 mil euros.

Autor: ERSARA

Numero de Visitantes
  871044  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 

  





 
 


 

HOMEMISSÃOEVENTOSLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESRECOMENDAÇÕESCIRCULARESFORMULÁRIOSFAQSLINKSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE