Qualidade Água  |  Qualidade Serviços  |  Tarifários  |  Resíduos  |  QUAR  |  SIADAPRA  |  Programas de Apoio  |  VI Seminário Técnico  |  Conselho de Parceiros



Destaques
   
Últimos conteúdos
 
ERSARA publica relatório anual da qualid...
Relatório anual do controlo da qualidade...
Conselho de Parceiros
ERSARA recomenda procedimentos a adotar ...
 

Horta 09-09-2020

ERSARA publica relatório anual da qualidade de água para consumo humano


A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA) divulgou hoje os resultados detalhados, obtidos no controlo da qualidade da água para consumo humano em 2019, que indicam que a água da torneira nos Açores mantém os mais elevados padrões de qualidade, registando, com 99,02%, o mais alto valor obtido ao nível do indicador “Água Segura”.

Da análise dos dados publicados, é possível concluir que os Açores têm vindo a registar, ao longo dos últimos anos, uma tendência de melhoria em termos da qualidade da água para consumo humano, tendo-se mantido, em 2019, o cumprimento integral da frequência regulamentar de amostragem e verificando-se um ligeiro aumento do cumprimento dos valores paramétricos, relativamente ao ano precedente.

Neste Relatório, são ainda apresentadas as entidades distinguidas com o “Selo de Qualidade da Água para Consumo Humano”, galardão atribuído anualmente pela ERSARA e que visa premiar o mérito das entidades gestoras, que se distingam pela qualidade dos respetivos sistemas públicos de abastecimento de água, e contribuir para reforçar a confiança na qualidade da água da torneira por parte dos consumidores.

Este ano, as entidades gestoras contempladas são as seguintes: Câmara Municipal de Lagoa; Câmara Municipal de Ribeira Grande; Câmara Municipal de São Roque do Pico; Praia Ambiente, E.M.; SM de Angra do Heroísmo; e SMAS de Ponta Delgada.

Nos restantes concelhos, e pese embora a não obtenção desta distinção, a água é, no geral, da mais elevada qualidade a nível nacional, não apresentando o seu consumo qualquer risco para a saúde pública ou falta de potabilidade da água.

O Relatório Anual do Controlo de Qualidade da Água para Consumo Humano 2020, elaborado pela ERSARA, pode ser consultado aqui.

Autor: ERSARA

Numero de Visitantes
  605247  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
  



 


  


 

HOMEMISSÃOEVENTOSLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESRECOMENDAÇÕESCIRCULARESFORMULÁRIOSPERGUNTAS FREQUENTESLINKSCONTACTOS

©2004-2020 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE