Qualidade Água  |  Qualidade Serviços  |  Tarifários  |  Resíduos  |  QUAR  |  SIADAPRA  |  Programas de Apoio  |  V Seminário Técnico



Destaques
   
Últimos conteúdos
 
ERSARA desenvolve ação de formação na Se...
IX Encontro Nacional de Gestão de Resídu...
ERSARA promove formação sobre direitos e...
ERSARA e APESB celebram protocolo de col...
 

Horta 21-03-2018

Dia Mundial da Água - ONU defende que a resposta está na natureza


Assinala-se a 22 de março o Dia Mundial da Água, que, em 2018, tem como tema  “A natureza pela água”. Com esta iniciativa, a Organização das Nações Unidas (ONU) visa promover o uso de soluções baseadas na natureza para responder aos atuais desafios de gestão dos recursos hídricos.

Na campanha desenvolvida pela ONU, são abordadas diversas estratégias de proteção e recuperação ambiental que podem contribuir para preservar o ciclo da água e melhorar a qualidade de vida das populações, designadamente através da proteção e expansão das áreas florestais e das zonas húmidas enquanto meios eficientes e económicos para garantir o bom estado ecológico das massas de água. Também a diversificação das culturas permite minimizar a contaminação e a erosão dos solos associadas a práticas agrícolas intensivas. Outras medidas citadas referem a criação de corredores “verdes” e a manutenção da vegetação ribeirinha e de planícies aluviais, como forma de minimizar o risco de inundações.

As soluções baseadas na natureza estão na base da chamada “infraestrutura verde”, que são sistemas naturais ou seminaturais capazes de oferecer vários benefícios e soluções, e que permitem conciliar objetivos ambientais, sociais e económicos.

Autor: ERSARA

Numero de Visitantes
  528466  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
  



 


  


 

HOMEMISSÃOEVENTOSLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESRECOMENDAÇÕESCIRCULARESFORMULÁRIOSPERGUNTAS FREQUENTESLINKSCONTACTOS

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE