Qualidade Água  |  Qualidade Serviços  |  Tarifários  |  Resíduos  |  QUAR  |  SIADAPRA  |  Programas de Apoio  |  V Seminário Técnico



Destaques
   
Últimos conteúdos
 
Publicados resultados da avaliação da qu...
Relatório de avaliação anual da qualidad...
ERSARA desenvolve ação de formação na Se...
IX Encontro Nacional de Gestão de Resídu...
 

Horta 24-08-2017

Açores lançam Programa de Apoio à Aquisição de Medidores de Caudal


O Governo dos Açores lançou o programa de apoio à aquisição de medidores de caudal, iniciativa que visa evitar perdas de água, disse hoje à agência Lusa a secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo.

“Numa fase em que a água possui um valor incalculável, não só em termos económicos, mas também para o bem-estar das populações, é importante salvaguardar que o seu uso seja efetivamente racional e isto não pode estar só do lado dos consumidores”, afirmou Marta Guerreiro.

Segundo a governante, é importante que “as entidades que têm a competência da sua distribuição, neste caso o poder local, também tenham essa informação e possam gerir melhor as suas redes de distribuição”.

O programa, que dispõe de uma verba de 360 mil euros para os próximos três anos, é destinado às autarquias que podem candidatar-se a apoios para a compra de medidores de caudal, dispositivos que são “instalados à saída dos reservatórios ou furos” e que permitem “apurar o volume de água que é fornecido para distribuição”, adiantou Marta Guerreiro.

“É possível, assim, apurar o chamado balanço hídrico, que não é mais do que a diferença entre os volumes que são captados e os que são efetivamente distribuídos, e estes últimos, que são apurados pelos contadores que temos em casa e todas as entidades têm nos seus estabelecimentos, permitem-nos perceber algo muito importante, as perdas que podem existir nos sistemas de distribuição”, adiantou.

A secretária regional destacou ainda que, com os dados recolhidos, além de sensibilizar “as populações para a importância e a necessidade do uso consciente e sustentável da água”, permite que o poder local “dê o seu contributo nesta matéria, com o controlo efetivo daquilo que é o seu balanço hídrico”.

Marta Guerreiro acrescentou que a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA), à qual devem ser dirigidas as candidaturas no âmbito desta iniciativa, já criou outros programas de apoio com finalidades distintas, mas este é o primeiro que tem como objetivo o apoio à aquisição de medidores de caudal.

A portaria que aprova este programa foi hoje publicada em Jornal Oficial e entra em vigor na sexta-feira, vigorando até 30 de dezembro de 2019.

O documento determina que os medidores de caudal adquiridos ao abrigo deste programa sejam instalados obrigatoriamente à saída dos reservatórios ou furos, tendo “como única finalidade o apuramento do volume de água fornecida para distribuição”.

Segundo dados da Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, no arquipélago dos Açores existe 70 furos de captação de água e 419 reservatórios.


Numero de Visitantes
  530090  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
  



 


  


 

HOMEMISSÃOEVENTOSLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESRECOMENDAÇÕESCIRCULARESFORMULÁRIOSPERGUNTAS FREQUENTESLINKSCONTACTOS

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE