Qualidade Água  |  Qualidade Serviços  |  Tarifários  |  Resíduos  |  QUAR  |  SIADAPRA  |  Programas de Apoio  |  V Seminário Técnico



Destaques
   
Últimos conteúdos
 
Publicados resultados da avaliação da qu...
Relatório de avaliação anual da qualidad...
ERSARA desenvolve ação de formação na Se...
IX Encontro Nacional de Gestão de Resídu...
 

26-06-2014

Vasco Cordeiro inaugura Centro de Processamento de Resíduos de São Jorge integrado na estratégia de desenvolvimento sustentável dos Açores


O Presidente do Governo inaugurou o Centro de Processamento de Resíduos de São Jorge, um investimento de cerca de seis milhões de euros que vai permitir minimizar os impactos ambientais dos resíduos na ilha, aproveitar o seu valor económico e criar seis postos de trabalho diretos e permanentes.

“A gestão integrada dos resíduos constitui um dos eixos fundamentais da estratégia de desenvolvimento sustentável da Região, bem como das políticas públicas de ambiente que temos vindo a implementar, tendo o Plano Estratégico de Gestão de Resíduos dos Açores como elemento enquadrador”, afirmou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo salientou que já foram executados ou estão em curso, em todas as ilhas dos Açores, investimentos que dotam a Região de soluções tecnológicas de gestão de resíduos eficazes e adequadas, nomeadamente de triagem com vista à reciclagem e de valorização por compostagem.

“Foi nesse seguimento que o Governo dos Açores promoveu a conceção e construção de infraestruturas em sete das nove ilhas, concretamente nas menos populosas dos Açores, num investimento global superior a 40 milhões de euros”, adiantou Vasco Cordeiro, salientando que, nesse conjunto, está incluído o Centro de Processamento de Resíduos de São Jorge.

Para Vasco Cordeiro, que falava quarta-feira no segundo dia da visita estatutária à ilha, é extremamente importante que os Açores, enquanto região insular e ultraperiférica, detenha uma solução de destino final para aqueles resíduos que têm, necessariamente, que ser eliminados - uma solução adequada à realidade regional e que acautele as respetivas fragilidades, em respeito pelo quadro legal vigente e pelas metas definidas.

“A deposição em aterro não podia ser a solução, por manifesta incompatibilidade com a qualidade do ambiente e de vida que queremos construir e preservar nos Açores”, defendeu Vasco Cordeiro, ao preconizar a afirmação de um conceito de “responsabilidade partilhada”, pela exigência de forte empenho coletivo na aplicação com sucesso das políticas públicas.

“Cada um deve assumir o seu papel para que as soluções - desde práticas de consumo mais sustentáveis, passando pela seleção dos resíduos, pela logística e sistemas de recolha, pelo reaproveitamento e reciclagem, até à valorização energética ou eliminação em aterro – sejam eficazes”, afirmou.

Na sua intervenção, o Presidente do Governo aproveitou, por outro lado, para lançar um repto aos municípios de São Jorge no sentido de adaptarem os respetivos sistemas de recolha a esta nova realidade, promovendo a integração da recolha seletiva e indiferenciada e a eventual partilha de equipamentos e serviços, desenvolvendo economias de escala e acréscimo de valor nos sistemas em baixa.

“Reafirmo a disponibilidade do Governo dos Açores para apoiar as Câmaras Municipais nesse processo, designadamente no incremento da sensibilização e informação dos cidadãos”, disse Vasco Cordeiro, para quem, ao se promover a gestão adequada dos resíduos, apostando fortemente na recuperação do seu valor, também se está a contribuir para as metas europeias de valorização.

“Este é, aliás, o caminho que fará com que, em 2020, estimemos alcançar a meta de cerca de 50% na preparação para a reutilização e a reciclagem dos resíduos urbanos, incluindo papel, cartão, plástico, vidro, metal, madeira e resíduos biodegradáveis. Aliás, no último ano, a Região atingiu já os cerca de 22%”, frisou Vasco Cordeiro.

Autor: GaCS/PC

Numero de Visitantes
  539487  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
  



 


  


 

HOMEMISSÃOEVENTOSLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESRECOMENDAÇÕESCIRCULARESFORMULÁRIOSPERGUNTAS FREQUENTESLINKSCONTACTOS

©2004-2020 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE