Ação Climática  |  Avaliação Ambiental  |  Emissões Atmosféricas  |  Extração Inertes  |  Licenciamento Ambiental  |  Proteção Radiológica  |  PRTR  |  Qualidade do Ar  |  Ruído  |  Térmitas



Destaques
 
Guia Prático para Controlo de Térmitas
 Mais »
Inventário Regional de Emissões de Poluentes Atmosféricos - IRERPA
 Mais »
Relatórios do Estado do Ambiente
 Mais »
Relatórios da Qualidade do Ar
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Planclimac
PGRIA2022_2027
Comunicação Anual de Dados GFEE 2023
Relatório da Qualidade do Ar dos Açores ...
 

Componente Biológica (Pombo-Torcaz-dos-Açores)


Na Informação complementar ao RECAPE, Anexo III, consta a caracterização do Pombo-Torcaz na área envolvente da proposta de traçado, com uma proposta de programa de monitorização:

1- Parâmetros a monitorizar: Censos da comunidade de Columba palumbus azorica para cálculo da abundância absoluta e densidade. Censos para determinação da utilização dos vários biótopos presentes.

2- Locais e frequência de amostragem: O programa de monitorização deverá abranger toda a fase de construção e um período de 3 anos de amostragem na fase de exploração. Os locais de amostragem deverão ser realizados na área de implementação do projeto, e em pelo menos, uma área de controlo da envolvente.

3- Censos: Os censos anuais deverão ser efetuados durante 4 semanas, tanto na fase de construção como nos primeiros 3 anos da fase de exploração. As 4 semanas de cada censo anual deverão ser distribuídas da seguinte forma: a amostragem deverá ser realizada na Primavera e no Inverno, durante a época de reprodução e de invernada da espécie, preferencialmente em Maio (2 semanas) e Novembro (2 semanas). Deverão ser realizadas duas réplicas de cada transepto amostrado, em semanas separadas. Em cada campanha de amostragem deverão ser realizados entre 4 e 6 transeptos distribuídos pela área de estudo e o mesmo número na envolvente, aproveitando se possível, as localizações escolhidas na campanha de caracterização da situação de referência. Após os 3 primeiros anos de monitorização da fase de exploração, a monitorização deverá ser descontinuada, a não ser que os resultados mostrem ser necessária a continuação dos estudos.

4- Técnicas de métodos de análise e equipamentos necessários: A caracterização da comunidade de pombo-torcaz deverá ser efetuada com recurso a transeptos distribuídos ao longo da área em estudo, para se efetuar os censos. Os transeptos terão comprimentos semelhantes, rodando os 1000 m e serão anotados os pombos-torcazes observados numa faixa de 200 m de largura (uma faixa de 100 m para cada lado do observador). As localizações das espécies deverão ser anotadas sobre uma grelha que abranja toda a área de estudo (traçado SCUT e zona envolvente de controlo), de modo a permitir a integração destes dados num projeto SIG e posteriormente, a sua análise espacial. Para cada observação deverão ser registados os seguintes dados: hora de início, hora de fim, distância ao observador, direção e tipo de voo. O equipamento para a realização dos censos de aves será binóculos, carta militar, GPS, caderno de campo e bússola.

5- Métodos de tratamento de dados: Os dados obtidos deverão ser tratados e inseridos num SIG de modo a construir uma cartografia com áreas utilizadas e os locais onde foram avistados os pombos. Os parâmetros caracterizadores da comunidade de Pombo-Torcaz obtidos através dos censos devem ser comparados entre as 3 fases consideradas (pré-obra (campanha de caracterização da situação de referência, construção e exploração), e para tal, deverão ser utilizados testes estatísticos específicos e indicados para a amostragem efetuada (e.g. ANOVA repeated measures). Estas estatísticas deverão confrontar as variações na área intervencionada com os dados recolhidos na área de controlo.

6- Periodicidade dos relatórios de monitorização e datas de entrega: No final de cada ano de monitorização deverá ser efetuado um relatório técnico. Anualmente deverá ser efetuada uma comparação entre os resultados obtidos durante esse ano e os dos anos anteriores.

Relatórios de monitorização:
Fase de construção (*)
Campanha Outono 2010 (Novembro 2010)
Campanha Primavera 2011 (Maio 2011)
(*) Por desconhecimento do proponente sobre o RECAPE, a monitorização do Pombo-Torcaz somente teve início em Novembro 2010, um ano após o início da fase de construção do lanço)

Fase de exploração
Campanha Primavera 2012 (Maio e Junho 2012)
Campanha Outono 2012 (Novembro 2012)



Numero de Visitantes
  1370513  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 

 

Direção Regional do Ambiente e Ação Climática



  



 

 

 

 

HOMEMAPA DE SITEMISSÃOCONSULTAS PÚBLICASLEGISLAÇÃOPERGUNTASCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE