Ação Climática  |  Avaliação Ambiental  |  Emissões Atmosféricas  |  Extração Inertes  |  Licenciamento Ambiental  |  Proteção Radiológica  |  PRTR  |  Qualidade do Ar  |  Ruído  |  Térmitas



Destaques
 
Guia Prático para Controlo de Térmitas
 Mais »
Inventário Regional de Emissões de Poluentes Atmosféricos - IRERPA
 Mais »
Relatórios do Estado do Ambiente
 Mais »
Relatórios da Qualidade do Ar
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Planclimac
PGRIA2022_2027
Comunicação Anual de Dados GFEE 2023
Relatório da Qualidade do Ar dos Açores ...
 
Guia Prático para Controlo de Térmitas


As térmitas estão perfeitamente estabelecidas nos Açores e constituem uma praga de dimensões apreciáveis nas zonas urbanas. Trata-se de insetos sociais que vivem em colónias, com corpo mole e aspeto esbranquiçado e que podem ter entre 4 e 15 milímetros de comprimento. Alimentam-se à base de celulose, elemento constituinte da madeira, tendo, para o efeito, protozoários no seu intestino que as ajudam a degradar a celulose, transformando-a em açúcares.

Atualmente, é considerada a principal praga com efeitos destrutivos em zonas urbanas, acarretando perdas económicas assinaláveis. Em todo o mundo, conhecem-se mais de 3000 espécies de térmitas, das quais cerca de 150 são consideradas pragas.

As térmitas presentes nos Açores, podem dividir-se em três grupos distintos: a térmita da madeira seca, a térmita subterrânea e a térmita da madeira húmida ou viva. Embora existam muitas semelhanças, o seu comportamento e hábitos de vida podem variar.

A térmita da madeira seca habita e nidifica na madeira que está a infestar, facilitando a sua identificação e combate, enquanto que a térmita subterrânea vive e nidifica no solo, criando túneis para aceder ao seu alimento, que pode estar a vários metros de distância, sendo a sua identificação e combate complexos. A térmita da madeira húmida vive no ambiente que a rodeia, não provocando estragos significativos em imóveis, podendo, no entanto, provocar estragos em culturas.

Com este guia prático, a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas pretende sensibilizar Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia e o público em geral para a problemática das térmitas, dotando-os de uma ferramenta prática que possa contribuir para o seu efetivo combate.

Para aceder ao Guia, clique aqui.


Numero de Visitantes
  1370781  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 

 

Direção Regional do Ambiente e Ação Climática



  



 

 

 

 

HOMEMAPA DE SITEMISSÃOCONSULTAS PÚBLICASLEGISLAÇÃOPERGUNTASCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE