Proteção Radiológica  |  PRAC  |  Avaliação Ambiental  |  Licenciamento Ambiental  |  PRTR  |  Emissões Atmosféricas  |  Qualidade do Ar Ambiente  |  Térmitas  |  Ruído  |  Extracção de Inertes



Destaques
 
Inventário Regional de Emissões de Poluentes Atmosféricos - IRERPA
 Mais »
Relatórios da Qualidade do Ar
 Mais »
Relatórios do Estado do Ambiente
 Mais »
Relatórios de Implementação do PRTR na RAA
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Aprovação PRAC
Relatório CDP - Under2MOU 2019
Consulta pública da Renovação da licença...
Consulta pública do Estudo de Impacte Am...
 

Avaliação da Compatibilidade de Localização


A avaliação da compatibilidade de localização e da viabilidade de alterações de estabelecimentos abrangidos pelo regime de prevenção de acidentes graves, tem como objetivo assegurar distâncias de segurança adequadas entre estes estabelecimentos e os elementos vulneráveis do território (zonas residenciais, vias de comunicação, locais frequentados pelo público e zonas ambientalmente sensíveis).

A avaliação é feita com base nas consequências previsíveis de potenciais cenários de acidentes graves, envolvendo substâncias perigosas. A análise destas consequências resulta na estimativa de alcances de determinados efeitos na envolvente: radiação térmica, sobrepressão e toxicidade. Os alcances associados à ocorrência de letalidade e efeitos irreversíveis na saúde humana determinam duas zonas de perigosidade progressiva na envolvente do estabelecimento.

Este procedimento aplica-se nos termos do artigo 73.º do DLR n.º 30/2010/A, de 15 de novembro e esta avaliação é efetuada em sede de avaliação de impacte ambiental, sempre que esse regime legal seja aplicável aos projetos em apreço. Para tal, o estudo de impacte ambiental integra os elementos previstos no presente formulário.

Para os casos em que o estabelecimento não se encontre abrangido pelo regime de avaliação de impacte ambiental, procurou-se sistematizar a informação essencial à tomada de decisão sobre a localização e a viabilidade de alterações destes estabelecimentos. É com base nesta informação que é avaliada a compatibilidade entre as zonas de perigosidade e os elementos construídos, os usos e qualificações do solo nessas zonas. No caso de alterações de estabelecimentos existentes, é avaliado o impacto dessas alterações na perigosidade do estabelecimento.

O formulário de Avaliação da Compatibilidade de Localização pode ser descarregado aqui.


<< voltar

Numero de Visitantes
  919209  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 

 

 










 

HOMEMAPA DE SITEMISSÃOCONSULTAS PÚBLICASLEGISLAÇÃOBIBLIOTECA DIGITALPERGUNTAS FREQUENTESCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE