PEPGRA  |  SRIR  |  Semana dos Resíduos  |  Resíduos no GRA  |  Sigestein  |  LEGISLAÇÃO  |  LINKS  |  CONTACTOS



Destaques
 
Feira da Semana dos Resíduos | 8ª Edição da Semana dos Resíduos dos Açores
 Mais »
Lista de Operadores de Gestão de Resíduos
 Mais »
Lista de Entidades Gestoras de Fluxos Especificos de Resíduos atualizada
 Mais »
Números de registo da Guia Regional
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Combate ao desperdício alimentar nas ilh...
Semana Europeia da Prevenção de Resíduos...
Ação dos Açores finalista dos prémios da...
Despacho n.º 2178-A/2018, de 1 de março
 

Corvo 09-11-2017

Açores lança rede de recolha de vestuário, calçado e brinquedos usados


O Governo dos Açores lançou hoje a rede de pontos de recolha de vestuário, têxteis, calçado e brinquedos usados, em sete das nove ilhas do arquipélago, onde existem centros de processamento de resíduos.

“Com a aquisição de 18 contentores específicos para este efeito, assegurando a existência de, pelo menos, um contentor por concelho nas sete ilhas com menos população, a instalação desta rede destinada à recolha de vestuário, calçado, brinquedos e têxtil lar, pretende dar uma segunda vida a estes produtos que, uma vez entrados na cadeia dos resíduos, não são objeto de valorização e acabam sendo eliminados, em aterro ou em incineradora”, afirmou hoje a secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro.

A governante falava na Santa Casa da Misericórdia do Corvo, ilha onde o executivo açoriano hoje termina a visita estatutária.

Marta Guerreiro adiantou que “os artigos depositados nos contentores de recolha de roupa usada serão recolhidos por instituições de solidariedade social, fruto de um trabalho conjunto com a Secretaria Regional da Solidariedade Social, que se responsabilizarão pelo seu encaminhamento para instituições ou famílias sinalizadas”.

Para a governante, “esta é uma medida que permitirá, ainda, uma recuperação de artigos que possam estar danificados, através, por exemplo, de trabalhos com tecidos ou pequenos arranjos, como pregar um botão, e que ainda possam ser reaproveitados, encaminhando para destino final adequado o que não seja possível recuperar”.

“Para que o acesso seja de todos, está disponível no Portal dos Resíduos a localização dos contentores, bem como as instituições de solidariedade social responsáveis pela sua gestão, por ilha, que, no caso da ilha do Corvo, será a Santa Casa da Misericórdia”, adiantou.

O Governo dos Açores começou na quarta-feira a visita estatutária ao Corvo, a mais pequena e menos populosa ilha do arquipélago, com cerca de 450 habitantes.

O Estatuto Político-Administrativo da região determina que o executivo regional visite cada uma das ilhas do arquipélago pelo menos uma vez por ano e que o Conselho do Governo se reúna na ilha visitada.

Autor: SR // SSS

Numero de Visitantes
  691356  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 





 

HOMEPLANOS DE PREVENÇÃO E GESTÃOEDUCAÇÃO E PROMOÇÃO AMBIENTALTRANSPORTEFLUXOSOPERADORESCENTROSLICENCIAMENTOS

©2004-2018 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE