PEPGRA  |  SRIR  |  Semana dos Resíduos  |  Resíduos no GRA  |  Sigestein  |  LEGISLAÇÃO  |  LINKS  |  CONTACTOS



Destaques
 
Lista de Operadores de Gestão de Resíduos
 Mais »
Lista de Entidades Gestoras de Fluxos Especificos de Resíduos atualizada
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Contrapartidas financeiras
Portaria n.º 19/2019
Semana dos Resíduos centrada na educação
Semana Europeia da Prevenção de Resíduos...
 

Santa Cruz da Graciosa 16-04-2014

Ilha Graciosa lidera ranking das retomas de resíduos de embalagem da Sociedade Ponto Verde


O Secretário Regional dos Recursos Naturais revelou hoje, em Santa Cruz, que a ilha Graciosa liderava, em dezembro, o ranking regional das retomas de resíduos de embalagem da Sociedade Ponto Verde, com 94,2 Kg por habitante.

Luís Neto Viveiros falava à margem da visita a uma das duas lixeiras existentes na Graciosa que o Governo dos Açores vai selar, estando a decorrer o concurso para adjudicação da empreitada, com um valor base de 800 mil euros.

“Esta empreitada, prevista na Carta Regional de Obras Públicas, tem um prazo de execução de 120 dias e decorre da entrada em funcionamento do Centro de Processamento de Resíduos e Centro de Valorização Orgânica por Compostagem da Ilha da Graciosa”, salientou o Secretário Regional, que se deslocou ao aterro de Santa Cruz  no âmbito da Visita Estatutária do Governo dos Açores à Graciosa.

Luís Neto Viveiros recordou que também abriu um concurso público para a empreitada de selagem de duas lixeiras na ilha das Flores, com um valor base de 1,1 milhões de euros e um prazo de execução de 120 dias a partir da data de consignação.

Atualmente, existem nos Açores 10 aterros/locais de deposição para resíduos sólidos urbanos (RSU), dos quais seis serão selados e requalificados até ao final de 2015.

O Plano Estratégico de Gestão de Resíduos dos Açores (PEGRA) considera a gestão de resíduos como um dos eixos fundamentais em que se deve basear uma estratégia de desenvolvimento sustentável para a Região, contribuindo para a valorização dos recursos naturais, a proteção da qualidade dos ecossistemas e a salvaguarda da saúde pública.

Autor: GaCS/OG

Numero de Visitantes
  842390  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 

Já foram trocadas
100
PALHINHAS





 




 

HOMEPLANOS DE PREVENÇÃO E GESTÃOEDUCAÇÃO E PROMOÇÃO AMBIENTALTRANSPORTEFLUXOSOPERADORESCENTROSLICENCIAMENTOS

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE