PEPGRA  |  PEPGRA 20+  |  SRIR  |  SEMANA RESÍDUOS  |  PRODUTOS UTILIZAÇÃO ÚNICA  |  DEPÓSITO EMBALAGENS  |  ECONOMIA CIRCULAR  |  LEGISLAÇÃO  |  CONTACTOS



Destaques
 
Guia Técnico de Implementação de Sistemas PAYT, SAYT ou RAYT nos Açores
 Mais »
Lista de Operadores de Gestão de Resíduos
 Mais »
Lista de Entidades Gestoras de Fluxos Especificos de Resíduos atualizada
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
II Seminário Técnico sobre Economia Circ...
II Seminário Técnico sobre Economia Circ...
Momentos de envolvimento e formação
Estudo de Criação de Clusters de Competi...
 

14.ª Semana dos Resíduos dos Açores


A Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, promove, entre 18 e 26 de novembro de 2023, a 14.ª Semana dos Resíduos dos Açores, inserida na 15.ª Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, com objetivo de envolver, em todas as ilhas, ações organizadas voluntariamente por entidades públicas e privadas.

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR) é uma iniciativa internacional que visa promover a implementação de ações de sensibilização sobre a gestão sustentável dos recursos e dos resíduos durante uma única semana, com o objetivo de alterar os comportamentos dos cidadãos europeus relativamente aos seus padrões e hábitos de consumo.

Qualquer entidade interessada poderá promover ações e atividades de sensibilização e informação dedicadas à prevenção e gestão dos resíduos nas datas acima mencionadas, este ano com a temática “Embalagens”, procura-se destacar o impacto que a produção de embalagens provoca ao Planeta e a inspirar ações que promovam a maior circularidade neste sector.

É importante dar a conhecer aos cidadãos formas de contribuir para reduzir o consumo de resíduos de embalagens e envolver entidades públicas, empresas e ONGs, na transição para uma indústria mais circular, de modo a que se promovam novas soluções de produção, uso, descarte e reaproveitamento das embalagens.

Conheça as ações agendadas para a sua ilha, através do mapa interativo disponível no endereço https://ewwr.eu/action-map.



Conheça o Programa da Semana dos Resíduos Açores, com as ações agendadas para cada ilha. Para aceder, clique aqui.

Para qualquer informação adicional, poderá contactar a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, através do telefone 292 207 300, ou pelo correio eletrónico [email protected].

Embalagens – Não te Deixes Embrulhar

Com a temática “Embalagens – Não te Deixes Embrulhar” pretende-se essencialmente, sensibilizar e informar sobre a correta gestão dos resíduos ao nível de cada ilha e dar a conhecer os seus destinos adequados, alertando para a prevenção, com vista à minimização da sua produção.

As embalagens estão presentes em todas as etapas da cadeia de valor, desde o produtor ao consumidor, no entanto, as embalagens têm um enorme impacto ambiental, em termos de utilização de material, 40% dos plásticos e 50% do papel utilizados na UE destinam-se a embalagens, representando 36% dos resíduos sólidos urbanos, na fase final de vida do produto.

Na nossa Região, o panorama não é muito diferente e as embalagens estão presentes no nosso dia a dia e abrangem um leque de situações, basta que nos foquemos em todas aquelas que trazemos das superfícies comerciais, as que nos chegam do embalamento das encomendas que recebemos em nossas casas, por exemplo.

É preciso refletir e agir sobre esta problemática e arranjar soluções que podem ir desde a alteração dos hábitos de consumo, até ao eco designe, que se traduz na sustentabilidade do produto, entre outros.

Contamos com o vosso contributo para a sensibilização e prevenção da produção de resíduos na nossa Região!

Material promocional
- Relatório da 14ª Semana dos Resíduos dos Açores
- Cartaz da 15ª Semana Europeia da Prevenção de Resíduos
- Imagem Redes Sociais
- Banner
- Factos sobre o impacto ambiental das embalagens e resíduos de embalagens - Infografias 123456
- 6 Factos sobre o impacto ambiental das embalagens e resíduos de embalagens - Infografia


Numero de Visitantes
  1286090  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 










 

HOMEPLANOS DE PREVENÇÃO E GESTÃOEDUCAÇÃO E PROMOÇÃO AMBIENTALTRANSPORTEFLUXOSOPERADORESCENTROSLICENCIAMENTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE