PEPGRA  |  PEPGRA 20+  |  SRIR  |  SEMANA RESÍDUOS  |  PRODUTOS UTILIZAÇÃO ÚNICA  |  DEPÓSITO EMBALAGENS  |  ECONOMIA CIRCULAR  |  LEGISLAÇÃO  |  CONTACTOS



Destaques
 
Guia Técnico de Implementação de Sistemas PAYT, SAYT ou RAYT nos Açores
 Mais »
Lista de Operadores de Gestão de Resíduos
 Mais »
Lista de Entidades Gestoras de Fluxos Especificos de Resíduos atualizada
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
II Seminário Técnico sobre Economia Circ...
II Seminário Técnico sobre Economia Circ...
Momentos de envolvimento e formação
Estudo de Criação de Clusters de Competi...
 
Guia Técnico de Implementação de Sistemas PAYT, SAYT ou RAYT nos Açores


No âmbito do Programa Estratégico de Prevenção e Gestão de Resíduos dos Açores (PEPGRA 20+), aprovado pelo Decreto Legislativo Regional n.º 29/2023/A, de 18 de julho, devem ser implementados regulamentos e sistemas tarifários dissuasores da produção de resíduos e promotores da recolha seletiva (PAYT, SAYT ou RAYT, entre outros).

A Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, promoveu a realização de um Guia Técnico de Implementação de Sistemas PAYT, SAYT ou RAYT nos Açores, através da empresa Ambirumo, Projetos, Inovações e Gestão Ambiental, Lda.

Este guia tem como objetivo, ser uma ferramenta de apoio aos Municípios na implementação destes sistemas, priorizando o definido na hierarquia na gestão de resíduos, garantindo que as opções adotadas se justificam pela aplicação do conceito de ciclo de vida aos impactos globais da produção e da gestão de resíduos. Através desta estratégia, ficam integrados os princípios da economia circular na prossecução dos objetivos propostos e o cumprimento das metas,aplicando-se o princípio do poluidor-pagador.

Assim, o sistema Pay-As-You-Throw (PAYT), é um instrumento económico-financeiro no qual se aplica o princípio do poluidor-pagador, com resultados comprovados ao nível da prevenção da produção e do aumento das quantidades desviadas da componente indiferenciada para a seletiva. Estes sistemas assentam no princípio de que quanto mais o utilizador reduzir a produção e garantir a correta separação dos resíduos recicláveis, menos irá pagar. Trata-se assim de um sistema tarifário justo e equitativo, no sentido em que “quem produz mais, paga mais”.

Os sistemas Save as You Throw/Receive as you Throw (SAYT/RAYT) objetivam a recompensa pela boa prática de separação, configurando mecanismos de incentivo, que não têm subjacente o princípio do poluidor-pagador, e que visam aumentar a separação na origem, não tendo impacto ao nível da prevenção da produção.

O Guia técnico de implementação de sistemas PAYT, SAYT ou RAYT nos Açores é composto por três volumes:

O volume 1 do Guia técnico de implementação de sistemas PAYT, SAYT ou RAYT nos Açores, sistematiza os aspetos essenciais a considerar na implementação de sistemas desta natureza, abordando-se as questões relacionadas com os vários modelos possíveis, com os sistemas técnicos e tecnológicos relacionados com os meios de deposição e recolha, com as diferentes fases de implementação e ainda com aspetos complementares relativos à aplicação destes modelos em condomínios, produtores não domésticos, entre outros. Pretende-se fornecer uma metodologia comum a ser seguida, suficientemente flexível para poder dar resposta a todas as situações.

O volume 2 do Guia técnico de implementação de sistemas PAYT, SAYT ou RAYT nos Açores,  é a caracterização dos modelos de recolha existentes em cada Município e apresenta-se os tarifários atualmente em vigor para os resíduos urbanos, no sentido de identificar os modelos PAYT/SAYT/RAYT que se afiguram com maior potencial de aplicabilidade, tendo em consideração a realidade existente na Região. Para cada um dos modelos propostos, é também feita uma análise SWOT, onde se identificam os pontos fortes/fracos e as oportunidades/ameaças associadas a cada solução, por forma a proporcionar uma futura tomada de decisão mais fundamentada do ponto de vista técnico. Em termos de caracterização dos atuais serviços de recolha, mais do que quantificar os meios de deposição e as viaturas existentes, importa saber se a recolha é feita Porta-a-Porta ou através de contentores coletivos de proximidade, uma vez que são os esquemas implementados no terreno que vão condicionar as soluções técnicas a adotar em termos de sistemas PAYT/SAYT/RAYT. Não se pretende alterar radicalmente os esquemas de recolha atuais, mas sim procurar soluções que se adaptem à realidade existente, por forma a que a implementação de sistemas PAYT/SAYT/RAYT na Região não implique investimentos desnecessários e/ou excessivos. Torna-se necessário desenvolver estudos mais aprofundados previamente à tomada de decisão sobre o modelo PAYT/SAYT/RAYT a implementar, nos quais se inclui necessariamente uma avaliação de custos.

O volume 3 do Guia técnico de implementação de sistemas PAYT, SAYT ou RAYT nos Açores, apresenta a estrutura do Simulador desenvolvido e a descrição de cada um dos módulos que o constitui, bem como as instruções para a sua utilização. O Simulador não tem como objetivo configurar uma ferramenta de dimensionamento do sistema PAYT/SAYT/RAYT a implementar, no que respeita designadamente à quantificação dos recursos necessários em matéria de soluções de deposição, de recolha, pessoal afeto e produção expectável de resíduos, pelo que esses cálculos de dimensionamento devem ser efetuados previamente à utilização deste Simulador. Este instrumento pretende apoiar a implementação de sistemas PAYT/SAYT/RAYT na Região, por via da possibilidade de se simularem diversas soluções técnicas aplicáveis ao PAYT/SAYT/RAYT, de forma a encontrar aquela que no equilíbrio operacional e financeiro consubstancie a solução que se manifeste como a mais adequada. Foi assim desenhado para que haja uma comparação direta entre os vários sistemas para evidenciar as diferenças de custos entre os mesmos. Nesta perspetiva, o Simulador deve ser encarado como uma ferramenta que permite comparar as várias situações técnicas, partindo do mesmo referencial.

Em suma, o Simulador pretende apoiar na implementação destes sistemas na Região, por via da possibilidade de se simularem diversas soluções técnicas aplicáveis ao PAYT/SAYT/RAYT, de forma a encontrar aquela que no equilíbrio operacional e financeiro consubstancie a solução que se manifeste como a mais adequada.

A alteração do comportamento por parte da população em relação aos resíduos é necessária, sendo que o contributo de cada um é fundamental para a promoção da prevenção da produção de resíduos na nossa Região!

Para aceder ao Simulador clique aqui.


Numero de Visitantes
  1286097  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 










 

HOMEPLANOS DE PREVENÇÃO E GESTÃOEDUCAÇÃO E PROMOÇÃO AMBIENTALTRANSPORTEFLUXOSOPERADORESCENTROSLICENCIAMENTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE