Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha do Corvo | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha das Flores | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha de São Jorge | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha Graciosa | Discussão Pública
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Alonso Miguel anuncia Plano de Ação para...
Guias Certificados
Governo Regional apresenta Projeto de Re...
Alonso Miguel inaugura obras de recupera...
 

Lajes do Pico 07-04-2022

Alonso Miguel inaugura obras de recuperação do Moinho do Juncal no Pico


O Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel, aproveitando o simbolismo do Dia Nacional dos Moinhos, inaugurou hoje as obras de recuperação do Moinho do Juncal e procedeu à assinatura do protocolo de gestão com a Câmara Municipal das Lajes do Pico.

Para Alonso Miguel, o protocolo de cooperação logística e de gestão do moinho, hoje assinado, entre a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas e a Câmara Municipal das Lajes do Pico, “materializa todo o empenho e a necessária colaboração entre o Governo Regional e o poder local no sentido de preservar e exponenciar este património cultural e natural das Lajes do Pico, constituindo um exemplo de trabalho conjunto que importa destacar”.

Construído na década de 20 do século passado, numa época em que o cultivo do milho ocupava um papel extremamente importante para o sustento da população local, o Moinho do Juncal, de acordo com o governante, “constitui um importante património histórico e cultural das Lajes do Pico, que importava recuperar”.

A recuperação deste moinho enquadra-se no investimento realizado pelo Governo Regional dos Açores, no âmbito da criação do Circuito Interpretativo da Plataforma Costeira das Lajes do Pico, orçado em cerca de 150 mil euros.

Inserido na Área Protegida para Gestão de Habitats ou Espécies das Lajes do Pico, integrada no Parque Natural da Ilha do Pico, e estando também classificado como Zona Especial de Conservação e Zona de Proteção Especial, através da Rede Natura 2000, o Juncal das Lajes do Pico é um reconhecido ‘hotspot’ para observação de aves selvagens.

“Por todas estas razões, este é um local único, um destino de visitação cada vez mais procurado, alvo de considerável pressão turística, que importa ordenar e proteger”, acrescentou Alonso Miguel.

Para o Secretário Regional, “esta intervenção de recuperação de um património histórico e cultural importante permitiu, simultaneamente, dotar este local de condições adequadas e dignas para a prática de observação de aves, que representa, cada vez mais, um nicho turístico de referência nos Açores, possibilitando ainda melhorar as condições para a preservação do património natural aí existente”.

Alonso Miguel afirmou ainda que o Circuito Interpretativo da Plataforma Costeira das Lajes do Pico “é mais um elemento distintivo e mais um ativo relevante para a valorização do concelho das Lajes do Pico”.

Autor: SRAAC

Numero de Visitantes
  1140729  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 
 



 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINEDESTAQUESGUIAS CERTIFICADOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE