FREGUESIAS  |  TRADIÇÃO E PRODUTOS TÍPICOS  |  ONDE DORMIR  |  ONDE COMER  |  O QUE FAZER  |  ITINERÁRIOS  |  COMO CHEGAR
1
Últimos conteúdos
 
Conferência EUROPARC 2017 - Montanhas Má...
Governo dos Açores abre nova fase de can...
III Fórum 2016 Notícia
III Fórum 2016
 
Destaques
 
Conferência EUROPARC 2017 - Montanhas Mágicas
 Mais »
III Fórum de Renovação da Carta Europeia de Turismo Sustentável
 Mais »
Agenda das Terras do Priolo - Outubro
 Mais »
Dia do Milho
 Mais »
 
Produtos gastronómicos

* Cozido



O “Cozido das Caldeiras” é o prato mais emblemático da ilha de São Miguel e um produto turístico de grande valor. São depositadas carnes, batatas, legumes e enchidos crus numa panela envolta em sacas de linho, cozido no vapor emanado do interior dos buracos no solo e que dá origem a um rico e abundante caldo. Ou então, envoltos em folhas de couve, que por sua vez são enrolados num pano grosso depositado nas covas existentes junto das fumarolas. A cozedura leva aproximadamente 5 a 6 horas consoante a temperatura emanada do interior na cova.



O “Bacalhau à moda das Furnas” também é um prato típico feito nesta cozinha natural. Venha conhecer estes tão deliciosos pratos gastronómicos que as Furnas têm para lhe oferecer.

* Capão



Capão é um frango castrado em pequeno, que deste modo favorece o aumento da gordura, ficando a carne bastante macia com sabor e textura muito melhor. As potencialidades deste tipo de carne foram descobertas, por mero acaso, pelos romanos da antiguidade. Pelo que se sabe, os criadores descobriram que castrando os galos, estes paravam de cantar (som que os importunava) e de se interessar pelas fêmeas. Passavam então a comer mais do que o habitual e a engordar de forma considerável. Os romanos descobriram ainda que quanto mais cedo fosse feita a castração, melhor seria a carne. O consumo do frango capão foi-se então propagando, ficando o consumo desta carne associado a ocasiões festivas.

O capão recheado é um prato tradicional do Nordeste, geralmente acompanhado de batatas em cubos, assadas no molho do capão, ou puré de batata. Apesar deste prato típico das Terras do Priolo não estar disponível em carta nos restaurantes, é possível proceder à sua encomenda. Aproveite a sua passagem pelo Nordeste para degustar deste característico pitéu.

* Bolos lêvedos



Originários das Furnas, os bolos lêvedos tornaram-se uma referência incontornável da gastronomia local. São pequenos pães, adocicados, leves e de forma cilíndrica, com uma massa porosa e a crosta ligeiramente tostada, cozidos sobre sertã ou chapa metálica polvilhada com farinha.
Antigamente, o povo comia os bolos levedos nas alturas lembradas, sobretudo no verão, acompanhados por vinho abafado.

Do ponto de vista histórico, os bolos lêvedos constituem uma produção genuína do “Vale das Furnas”, com um impacto económico associado à abertura do Hotel Terra Nostra em 1935, tornando-se na imagem de marca do pequeno-almoço furnense.

Atualmente podem-se comer todo o ano, simples ou recheados de diversas formas, com manteiga, compotas, fiambre ou queijo de diversos tipos. São cada vez mais usados nas ementas dos restaurantes. Este produto pode obter a marca coletiva de origem “Artesanato dos Açores” que certifica a origem dos produtos e a sua qualidade.

Aproveite a passagem na freguesia das Furnas para saborear estes pequenos bolos que tanto caracterizam esta localidade.

* Fofas



As fofas, doce típico da Vila da Povoação, de nome tão atrativo, merecem sem dúvida uma visita a este território para as experimentar. É um doce de massa fina, tipo éclair, recheado de creme de baunilha e com uma trança de chocolate a enfeitar o topo, sendo de todo impossível comer apenas uma. Experimente este doce pitoresco.

* Biscoitos



Os biscoitos que podem ser encontrados nas Terras do Priolo são produtos confecionados à base de farinha, açúcar, leite e levados ao forno a dourar. A variedade vai desde os tão apreciados biscoitos de manteiga, aos biscoitos de coco, sem esquecer os afamados biscoitos de nata. Aproveite a estadia nas Terras do Priolo para se deliciar com estes biscoitos.

* Papas grossas



As papas grossas das Terras do Priolo são muito apreciadas. São confecionadas com carolo que consiste em milho partido ou grosseiramente moído e transformado num doce muito parecido em sabor e textura ao arroz doce. Saboreie estas agradáveis papas.

* Rebuçados/Caramelos



Nas Terras do Priolo também pode encontrar caramelos caseiros e rebuçados. Estas guloseimas de vários sabores consistem num apreciado regalo. Sugue caramelos de café, de leite, de chocolate e coco e de limão. Relativamente aos rebuçados, desfrute dos rebuçados de chá verde, anis, eucalipto e hortelã-pimenta, limão, funcho e mel. É de todo impossível visitar este território e provar apenas uma destas gulodices!

* Tigelada



A tigelada é uma sobremesa bastante típica das Terras do Priolo. Possui uma textura idêntica à do pudim de leite e um gosto exímio na área da pastelaria. Fazendo parte da doçaria tradicional, pode ser encontrada todo o ano na ementa de muitos restaurantes deste território.


Empresas onde pode adquirir alguns destes produtos:

Cooperativa Celeiro da Terra
Estrada Regional da Lomba do Alcaide
9650 Povoação
Tel.: 296 559 244
Fax: 296 559 244
Email: geral@celeirodaterra.com

Emamuel Casado
Mel e Doçaria Tradicional
Rua Água Quente 36G
9675-040 Furnas | Povoação
Tel.: 296 584 351
Fax: 296 584 351
Email: ecasado@iol.pt

Maria da Glória Moniz
Bolos Lêvedos Típicos das Furnas
Av. Victor Manuel Rodrigues 16
9675  Furnas | Povoação
Tel.: 296 584 570

Maria da Conceição Quental
Os Genuínos Bolos Lêvedos das Furnas
Rua de Sant´Ana 16A
9675-046 Furnas | Povoação
Tel.: 296 584 548 | 919 837 688 

Mercado das Caldeiras
Largo das Caldeiras
9675-045 Furnas | Povoação

Pastelaria Nélia Furtado
Rua dos Moinhos 24
9675-052 Furnas | Povoação
Tel.: 296 584 920 | 914 502 963


< Voltar à página anterior


 

INÍCIORENOVAÇÃO CETSCETSÁREAS PROTEGIDASAÇÕES DE CONSERVAÇÃOCENTROS DE INTERPRETAÇÃOMARCA PRIOLONOTÍCIAS

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE