CETS
FREGUESIAS  |  TRADIÇÃO E PRODUTOS TÍPICOS  |  ONDE DORMIR  |  ONDE COMER  |  O QUE FAZER  |  ITINERÁRIOS  |  COMO CHEGAR
1
Últimos conteúdos
 
Conferência EUROPARC 2017 - Montanhas Má...
Governo dos Açores abre nova fase de can...
III Fórum 2016 Notícia
III Fórum 2016
 
Destaques
 
Conferência EUROPARC 2017 - Montanhas Mágicas
 Mais »
III Fórum de Renovação da Carta Europeia de Turismo Sustentável
 Mais »
Agenda das Terras do Priolo - Outubro
 Mais »
Dia do Milho
 Mais »
 
Carta Europeia de Turismo Sustentável nas Terras do Priolo

A Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) é uma ferramenta desenhada, avaliada e certificada pela Federação EUROPARC, que pretende defender um turismo que concilie e integre os aspetos ambientais, culturais e sociais com o desenvolvimento económico nas áreas protegidas, promovendo assim o desenvolvimento sustentável, respondendo às necessidades das gerações presentes, sem comprometer as das gerações futuras.

Saiba mais sobre a Carta Europeia de Turismo Sustentável | Clique aqui

As Terras do Priolo, com quase metade do seu território inserido no Parque Natural de Ilha de São Miguel; a presença do Priolo, ave única, e os trabalhos de conservação que se têm vindo a desenvolver no âmbito do projeto LIFE Laurissilva Sustentável e no âmbito do Plano de Ordenamento da Bacia Hidrográfica da Lagoa das Furnas são excelentes candidatas à Carta Europeia de Turismo Sustentável.

A Secretaria Regional dos Recursos Naturais, antiga Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, candidatou este território, em janeiro de 2011, após alguns primeiros contactos com parceiros e entidades locais para avaliar a vontade dos mesmos de aderir a este projeto. O processo decorreu ao longo do ano 2011 sendo entregue a candidatura em janeiro de 2012. Em outubro de 2012 foi atribuído o galardão da CETS às Terras do Priolo que será renovado em 2016.

A adesão das Terras do Priolo à Carta Europeia de Turismo Sustentável implicou uma metodologia participativa que permite a coordenação no território pelas diferentes instituições e agentes económicos relacionados com o turismo e a conservação da natureza, em prol duma estratégia comum de desenvolvimento de turismo sustentável.

Saiba mais sobre o processo participativo de adesão | Clique aqui

Ao longo deste processo foram desenvolvidos os seguintes documentos, que consistem no dossier de candidatura da CETS e que serão os documentos orientadores para o período de 5 anos em que o galardão estará vigente:

Nos próximos 5 anos, o Plano de Ação será implementado e serão realizados relatórios anuais de progresso do mesmo.


 

INÍCIORENOVAÇÃO CETSCETSÁREAS PROTEGIDASAÇÕES DE CONSERVAÇÃOCENTROS DE INTERPRETAÇÃOMARCA PRIOLONOTÍCIAS

©2004-2017 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE