FREGUESIAS  |  TRADIÇÃO E PRODUTOS TÍPICOS  |  ONDE DORMIR  |  ONDE COMER  |  O QUE FAZER  |  ITINERÁRIOS  |  COMO CHEGAR
1
Últimos conteúdos
 
Conferência EUROPARC 2017 - Montanhas Má...
Governo dos Açores abre nova fase de can...
III Fórum 2016 Notícia
III Fórum 2016
 
Destaques
 
Conferência EUROPARC 2017 - Montanhas Mágicas
 Mais »
III Fórum de Renovação da Carta Europeia de Turismo Sustentável
 Mais »
Agenda das Terras do Priolo - Outubro
 Mais »
Dia do Milho
 Mais »
 
Flora das Terras do Priolo

  
As Terras do Priolo estendem-se desde as cotas mais baixas ao ponto de maior altitude, o Pico da Vara, com 1105 m. Abrange uma variedade de condições edafoclimáticas que permitem a existência de diversos habitats onde estão representadas diversas associações de vegetação características de cada um.

Na Reserva Natural do Pico da Vara e na Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies da Tronqueira e Planalto dos Graminhais, zonas de maior altitude frequentemente cobertas por fortes nevoeiros, e que apresentam valores elevados de humidade, encontram-se as mais intactas associações de vegetação natural. A origem da floresta Laurissilva remonta às florestas húmidas do Terciário, existentes no sul da Europa que desapareceram há milhões de anos aquando das últimas glaciações. É, por conseguinte, uma floresta com um índice de endemismos muito elevado. Para além das espécies de maior porte possui uma camada subarbustiva, geralmente muito densa, de grandes fetos e arbustos, alguns dos quais também endémicos.

Saiba mais sobre as espécies vegetais que podem ser encontradas nas Terras do Priolo:



< Voltar à página anterior


 

INÍCIORENOVAÇÃO CETSCETSÁREAS PROTEGIDASAÇÕES DE CONSERVAÇÃOCENTROS DE INTERPRETAÇÃOMARCA PRIOLONOTÍCIAS

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE