LUMINAVES
Artigos Científicos  |  Parceiros  |  Notícias  |  Campanhas Cagarro noutras latitudes  |  RESOURCES IN ENGLISH
<Outubro de 2017>
segterquaquisexsábdom
2526272829301
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
303112345
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 

Atualizado em: 19-10-2017



 

Zeca Garro ... saber mais

LuMinAves




“Contaminación lumínica y conservación de aves marinas en islas: reduciendo los efectos de la iluminación artificial sobre las poblaciones de Procellariiformes de los archipiélagos de la región macaronésica"

Este projeto visa diminuir os impactos da poluição luminosa sobre as aves marinhas da Macaronésia (Procellariformes), nomeadamente o cagarro e outras aves similares, e conta com a participação de três Arquipélagos Macaronésicos: Açores, Madeira e Canárias. Centra-se na conservação de espécies de aves marinhas ameaçadas às escalas regional, nacional e internacional, que nidificam nas ilhas e ilhéus dos três arquipélagos, tanto em áreas protegidas pela Rede Natura 2000, como em zonas que carecem de proteção adicional, nomeadamente núcleos turísticos, residenciais ou industriais com maior impacto de poluição luminosa.
O LuMinAves assenta sobre 3 grandes eixos: 

  1. Melhorar o conhecimento e avaliar o estado de conservação das aves marinhas (incluindo o censo das  populações nas colónias nidificantes, o estudo do êxito reprodutor, parâmetros demográficos e impacto dos predadores nas colónias e a marcação massiva de crias);
  2. Conservação e melhoramento do sistema de resgate e recuperação de aves desorientadas pelos efeitos da poluição luminosa (com criação de uma base de dados da queda de aves marinhas, melhoria da rede de salvamentos e centros de recuperação e campanha de sensibilização a técnicos, voluntários e populações locais);
  3. Redução do impacto da poluição luminosa sobre as aves (elaboração de mapas de sinistralidade e identificação dos pontos de maior impacto, experiência piloto para correção dos pontos identificados e implementação de uma estratégia para prevenir a poluição luminosa, promovendo a conservação das aves marinhas).

 


Pesquisa
 
 
Últimos conteúdos
 
Brigadas científicas voltam à Campanha S...
Campanha SOS Cagarro vai ser exemplo par...
Campanha SOS Cagarro 2017 decorre nos Aç...
SOS Cagarro visita as escolas
 
 
 
“O Cagarro”
“Cagarro, cagarrinho”
“Aves vindas do mar”
"DJ Cagarro Master"
 
 
 



 

 

INÍCIOCAMPANHAO CAGARROINICIATIVASBRIGADAS CIENTÍFICASRECURSOSRELATÓRIOSCONTACTOSLUMINAVES

©2004-2017 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE