CAMPANHA
Artigos Científicos  |  Parceiros  |  Notícias  |  Campanhas Cagarro noutras latitudes  |  RESOURCES IN ENGLISH
<Junho de 2018>
segterquaquisexsábdom
28293031123
45678910
11121314151617
18192021222324
2526272829301
2345678
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 

Atualizado em: 22-11-2017



 

Zeca Garro ... saber mais

A Campanha SOS Cagarro



 

O Governo dos Açores promove anualmente a Campanha SOS Cagarro, através da Direção Regional dos Assuntos do Mar, com o apoio da Direção Regional do Ambiente, tendo como parceiros institucionais os Parques Naturais de Ilha e a Azorina, S.A.. Esta campanha visa essencialmente alertar a população açoriana para a necessidade de preservação desta espécie protegida que nidifica nos Açores.

A Campanha, que decorre nos Açores desde 1995, tem como principal objetivo envolver as populações e entidades no salvamento dos cagarros juvenis encontrados junto às estradas e na sua proximidade. Alguns dos cagarros juvenis salvos nos Açores há mais de 7 anos já regressaram ao nosso arquipélago para acasalar e ter as suas crias. A Campanha SOS Cagarro decorre entre 15 de outubro e 15 de novembro, período que coincide com a saída dos cagarros juvenis dos ninhos para o primeiro voo oceânico, e está organizada em 2 vertentes: a de Educação Ambiental e a de Conservação da Natureza.



Visando a sensibilização para os cuidados mais adequados a ter em situações de encadeamento e atropelamento de cagarros jovens nas estradas, desenvolvem-se múltiplas atividades de sensibilização e educação ambiental junto das escolas da Região. Adicionalmente, são divulgados pelos parceiros da Campanha (voluntários, etc.) materiais promocionais e educativos

Em paralelo, os Serviços de Ambiente/ Parques Naturais de Ilha promovem e organizam, em conjunto com entidades parceiras e colaboradores, brigadas no terreno para recolha de cagarros juvenis, libertando-os na manhã seguinte.

 


Pesquisa
 
 
Últimos conteúdos
 
Campanha SOS Cagarro permitiu este ano s...
Diminuição da poluição luminosa é fundam...
Sessão de encerramento da Campanha SOS C...
Campanha SOS Cagarro prolongada até 22 d...
 
 
 
“O Cagarro”
“Cagarro, cagarrinho”
“Aves vindas do mar”
"DJ Cagarro Master"
 
 
 



 

 

INÍCIOCAMPANHAO CAGARROINICIATIVASBRIGADAS CIENTÍFICASRECURSOSRELATÓRIOSCONTACTOSLUMINAVES

©2004-2018 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE