Destaques
 
Alteração do Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores
 Mais »
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2022-2027
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Discussão Pública do PGRIA 2022-2027
PGRIA 2022-2027
ABACO promove a qualidade e sustentabili...
RERA 2022
 

Ribeira Grande 24-03-2023

ABACO promove a qualidade e sustentabilidade das zonas balneares e costeiras


No âmbito do projeto ABACO do programa Interreg MAC 2014-2020, a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, através da Direção Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos, realizou de 20 a 23 de março, no concelho da Ribeira Grande, diversas iniciativas de promoção da gestão e qualidade ambiental das zonas balneares.

Nos dias 20 a 22 de março decorreu no Teatro Ribeiragrandense a ação de formação “Aplicação da norma ISO 13009 a praias dos Açores”, com o objetivo de sensibilizar e capacitar as lideranças, os técnicos e outros colaboradores da administração pública, regional e local, para a aplicação da norma ISO 13009:2015 Turismo e serviços relacionados - Requisitos e recomendações para operar numa praia segundo o referencial. O objetivo desta ferramenta internacional é ajudar os operadores de praias a tomarem decisões mais bem informadas sobre a gestão das praias pelas quais são responsáveis, usando uma abordagem consistente baseada em evidências e nas melhores práticas. Além da organização geral da praia, esta norma inclui outros aspetos importantes, como educação e informações sobre segurança, sinalização, acesso, zonamento, supervisão, resgate, qualidade da água e instalações de praia.

No dia 21 de março os Sócios visitaram o Laboratório Regional de Veterinária na ilha Terceira e no dia seguinte decorreu a Reunião dos Sócios do ABACO, com representação das Regiões dos Açores, Madeira e Canárias.
Para promover o debate e a transferência de conhecimento entre as diferentes entidades, ilhas e regiões, no dia 23 de março decorreu uma sessão no Teatro Ribeiragrandense, com comunicações de Sócios e especialistas em diversas áreas, seguidas de debates. À tarde, realizaram-se visitas guiadas por técnicos à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Rabo de Peixe e à praia do Areal de Santa Bárbara.

Para além da apresentação dos resultados do ABACO obtidos até agora, os temas escolhidos na jornada centram-se no desenvolvimento sustentável da orla costeira, nomeadamente na vertente ambiental e de saúde pública relacionada com a qualidade das areias balneares, na vertente da inclusão social com a implementação de boas práticas em praia para que seja acessível a todos e na vertente da economia e turismo com a aplicação da norma ISO 13009. Estes temas foram abordados na prática aquando da visita à zona balnear de Santa Bárbara, uma vez que é uma praia galardoada com a Bandeira Azul, a Praia Acessível, Praia para Todos! e com a certificação ISO 13009:2015.

Para facilitar e maximizar a participação das várias entidades dos Açores e também dos Sócios da Macaronésia os eventos no Teatro Ribeiragrandense tiveram transmissão online.

Autor: DROTRH

Numero de Visitantes
  3073456  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 




 






 


 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE