principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

Incentivos ao investimento

 

IV Quadro Comunitário de Apoio Os sistemas de incentivos aplicáveis a investimentos na Região Autónoma dos Açores e geridos por esta Direcção Regional, foram os seguintes:

Imagem             Imagem

Notas importantes

  • De acordo com o estipulado no regulamento do FEDER (n.º 1 do artigo 56.º do Regulamento (CE) n.º 1083/2006, do Conselho de 11/07/2006, publicado no Jornal Oficial da UE L 210, de 31/07/2006), as despesas são elegíveis se tiverem sido efetivamente pagas até 31/12/2015. Assim, aquela será a data limite para o recibo da última fatura.
  • Os incentivos aqui previstos não incidem sobre a produção ou transformação (transformação de um produto cujo resultado também seja outro produto incluído no Anexo I) de produtos constantes do Anexo I ao tratado da União Europeia.
  • Para saber quais os documentos que deverá manter em sua posse caso submeta uma candidatura a um sistema de incentivos veja o Guia do Beneficiário em Formulários.
  • Existem regras de publicitação dos vários sistemas de incentivos. Ver mais...
  • Os seguintes atalhos permitem aceder a toda a legislação aplicável aos dois sistemas, aos diversos formulários de candidatura e Guias do Beneficiário, consultar as respostas à perguntas mais frequentes e verificar, no Balcão SIDER, o estado do seu processo: 

     Legislação            Formulários            FAQ           Balcão SIDER


SIDER - Sistema de Incentivos para o Desenvolvimento Regional dos Açores

O Sistema de Incentivos para o Desenvolvimento Regional dos Açores (SIDER) constitui o quadro legal de referência dos incentivos financeiros dirigidos ao sector empresarial açoriano, pelo período 2007-2013, cuja finalidade é conferir à economia regional os adequados índices de competitividade, indutores de um crescimento económico sustentável.

O SIDER apresenta uma estrutura assente em quatro vectores de intervenção, que se consubstanciam em linhas de apoio dirigidas ao desenvolvimento local, ao sector do turismo, à promoção da qualidade e inovação, e a projectos de carácter estratégico para o desenvolvimento regional. Ver mais....

Foram estabelecidos protocolos com diversos bancos no âmbito deste sistema. Ver mais... 

 

 

Empreende Jovem - Sistema de Incentivos ao empreendedorismo

 

O Empreende Jovem visa estimular uma cultura de risco e vontade empreendedora, ao promover a criação de empresas de carácter inovador, detidas por jovens empreendedores, contribuindo assim para a diversificação e renovação do tecido empresarial.
Utilize os atalhos acima para aceder à legislação aplicável, aos formulários de candidatura e às perguntas frequentes. Clique aqui para obter o panfleto do Empreende Jovem.


 

 

 

III Quadro Comunitário de Apoio sistemas de incentivos anteriores que vigoraram no

período 2000 - 2006. Ver mais...

 

 

     

 

Imagem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 





<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
 
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
 
 
Rede Prestige Azores
 
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal