principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

  
 


 



Informação
 

Legislação

Competência | Documento Contitutivo

SIADRAPRA

Projetos PO Açores 2020

Contratação Pública

 

 

 

 

 



 

 

 

 

 

 

 

 

 Direção Regional da Ciência e Tecnologia

 

A implementação das medidas de política regional nos domínios da ciência e tecnologia (C&T) na RAA é assegurada por via de duas entidades – a Direção Regional da Ciência e Tecnologia (DRCT) e o Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT), ambos na dependência direta da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia (SRMCT).

Por uma questão de conveniência do ponto de vista do utente de serviços públicos, o acesso aos conteúdos web em matéria de C&T está disponível através do Portal de Ciência e Tecnologia, independentemente de serem da competência de um ou outro orgão.

À Direção Regional da Ciência e Tecnologia compete propor as bases e as medidas em que deve assentar a política regional nas áreas da ciência e tecnologia, coordenando e desenvolvendo as ações necessárias à sua execução.

 

As suas principais linhas de atuação centram-se no apoio a programas e projetos de investigação científica, de desenvolvimento experimental e de inovação e modernização tecnológica, na promoção de infraestruturas de apoio às atividades de investigação científica, e desenvolvimento tecnológico e difusão da ciência e da tecnologia, e no incentivo à qualificação de recursos humanos e à formação e divulgação especializada em matéria de ciência e tecnologia.

 

A Região Autónoma dos Açores tem vindo a desenvolver o seu potencial em áreas científicas e tecnológicas específicas, decorrentes da sua localização geográfica e condições naturais, mas também das competências das suas unidades de investigação e das valências já existentes ou em construção, cujo know-how precisa de ser reforçado, em prol do desenvolvimento socioeconómico regional, mas também da sua projeção internacional.
 
A internacionalização da investigação realizada na Região, podendo beneficiar dos financiamentos internacionais e da posição geoestratégica dos Açores entre a Europa e a América, constitui um importante desafio a abraçar, consubstanciando-se na participação em redes de excelência e em projetos tecnológicos e de investigação em consórcio, envolvendo instituições nacionais e internacionais, de modo a favorecer o desenvolvimento da Região e a sua projeção no Espaço Europeu de Investigação.

 

Por outro lado, a criação de conhecimento e sua transferência para o tecido económico são fatores fundamentais para o desenvolvimento sustentado dos Açores. O desafio a lançar aos investigadores é no sentido de uma cultura de inovação, assente na transferência do conhecimento e da tecnologia e na promoção de áreas de valor acrescentado.

 

A aposta atual do Governo Regional dos Açores assenta no reforço à constituição de parcerias do conhecimento e à articulação entre as entidades do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores (SCTA) e o tecido socioeconómico, e entre a investigação, a inovação e o empreendedorismo, no sentido de reforçar a cooperação entre os centros de investigação e as empresas, abarcando e fortalecendo cada elo da cadeia de inovação, desde a investigação fundamental até à transferência tecnológica.


Bruno Miguel Correia Pacheco
Diretor Regional da Ciência e Tecnologia
Bruno Miguel Correia Pacheco

             Biografia

 

 
Conheça Melhor

 Organograma

 
 

PRO-SCIENTIA - Encerramento de concursos 2020

Instrumentos de gestão


Últimos Conteúdos

Já há empresas açorianas a competir no mercado global e a tirar partido do trabalho em rede do AIR Centre, afirma Diretor Regional da Ciência e Tecnologia
Iniciativas para o desenvolvimento de competências digitais abrangeram 17 mil Açorianos, afirma Diretor Regional da Ciência e Tecnologia
Governo dos Açores investiu 1,9 milhões de euros na estratégia de promoção do acesso às áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática
Governo dos Açores investe no desenvolvimento do ensino de programação nas escolas do arquipélago
Governo dos Açores financia participação de investigadores da Região na Rede Europeia da Doença de Machado-Joseph
Contratação Pública DRCT
 
 

Contactos

Telefone: 292 202 400

Fax: 296 288 686

Morada:
Rua do Mercado Nº 21,
9500-326 Ponta Delgada

 
Subscreva o feed RSS do Portal do Governo dos Açores
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal