Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha do Corvo | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha das Flores | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha de São Jorge | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha Graciosa | Discussão Pública
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Alonso Miguel anuncia Plano de Ação para...
Guias Certificados
Governo Regional apresenta Projeto de Re...
Alonso Miguel inaugura obras de recupera...
 

14-07-2020

Governo dos Açores investe mais de 2,5 ME em infraestruturas que valorizam património ambiental na ilha Terceira


A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo salientou ontem o investimento do Governo dos Açores em infraestruturas que permitem uma adequada gestão e fruição do património ambiental na ilha Terceira, destacando a empreitada de requalificação dos percursos pedestres e miradouros da Serra de Santa Bárbara e a construção de um centro de interpretação e apoio à visitação do Monumento Natural do Algar do Carvão.

Marta Guerreiro, que falava, em Angra do Heroísmo, na apresentação do projeto final do centro de interpretação e apoio à visitação do Monumento Natural do Algar do Carvão, adiantou que se trata de “um investimento de cerca de 1,75 milhões de euros na criação de um espaço, simultaneamente, de interpretação e ponto de partida para a exploração e conhecimento da cavidade vulcânica com maior número de visitantes dos Açores e do património geológico presente naquela área protegida”.

O projeto contempla uma área coberta de cerca de 875 m2, consistindo na ampliação do espaço de apoio aos visitantes, integrando um circuito expositivo, um pequeno auditório e áreas de receção, bar, loja e instalações sanitárias, prevendo ainda o aumento da área de estacionamento e a requalificação do espaço exterior, incluindo o acesso ao trilho adjacente.

O Algar do Carvão está classificado como área protegida desde 1987, primeiro como Reserva Geológica Natural e, desde 2004, como Monumento Natural.

Marta Guerreiro salientou que, desta forma, “um dos espaços naturais mais emblemáticos dos Açores” é dotado de “condições dignas” para as cerca de 60 mil pessoas que anualmente o visitam.

“Destaque também para os centros ambientais, que, em 2019, foram visitados por mais de meio milhão de pessoas, das quais cerca de 140 mil acederam às cinco cavidades vulcânicas abertas ao público nas ilhas Terceira, Pico, Graciosa e São Miguel”, referiu a Secretária Regional.

No âmbito da visita do Governo à ilha Terceira, a titular da pasta do Ambiente também visitou hoje as obras de requalificação dos percursos pedestres e miradouros da Serra de Santa Bárbara, “um investimento de cerca de 800 mil euros, que se prevê que esteja concluído em novembro”.

O projeto inclui a criação de dois passadiços em madeira, sendo um a norte, com 884 metros, com um espaço no final para contemplação da Caldeira de Santa Bárbara, e outro a sul, com 325 metros, que inclui a construção de um novo miradouro sobre a costa sul, com acesso a pessoas com mobilidade reduzida, além de uma zona de estacionamento para 31 viaturas e a requalificação paisagística da zona das antenas.

“Esta é uma medida que visa também complementar o papel do Centro de Interpretação da Serra de Santa Bárbara, espaço inaugurado em setembro de 2014 e que, no ano passado, recebeu cerca de 2 mil visitantes”, frisou.

Na ocasião, Marta Guerreiro destacou a mais recente distinção da European Best Destination, que considerou a ilha das Flores e o Ilhéu de Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, como dois dos lugares secretos mais bonitos da Europa, em segundo e em décimo lugar, respetivamente, em 2020.

Esta distinção foi criada tendo como base o facto de, atualmente, a maioria das pessoas desejar viajar para lugares desmassificados, com preferência pelo contacto com a natureza, valorizando a imersão cultural e a partilha de usos e costumes típicos com a comunidade local.

Para esta associação, os Açores são um destino perfeito para férias, ideal para quem pretende “reconectar-se com a natureza (…), gosta de caminhadas, flora e fauna, observação de golfinhos e baleias, provar produtos locais e viver experiências reais.”

Para a Secretária Regional, o facto de os Açores serem considerados como um “dos últimos santuários da Europa” é motivo de orgulho pelo trabalho levado a cabo na preservação do património ambiental e cultural do arquipélago.

“Este é mais um reconhecimento que atesta o bom trabalho que temos desenvolvido e que nos deixa satisfeitos pela estratégia política que tem sindo implementada nos últimos anos focada numa verdadeira gestão e fruição dos nossos recursos naturais”, sublinhou Marta Guerreiro.

Os Açores foram premiados este ano pela European Best Destination como um dos destinos mais seguros na Europa em 2020, para além de já terem recebido distinções como ‘The Most Beautiful Landscape in Europe’ e ‘The Best Destinations for Dolphin and Whale Watching’.

Os interessados podem obter mais informações sobre esta recente distinção em https://www.europeanbestdestinations.com/best-of-europe/best-hidden-gems-in-europe.

Autor: GaCS/HMB

Numero de Visitantes
  1141393  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 
 



 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINEDESTAQUESGUIAS CERTIFICADOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE