Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha do Corvo | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha das Flores | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha de São Jorge | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha Graciosa | Discussão Pública
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Alonso Miguel anuncia Plano de Ação para...
Guias Certificados
Governo Regional apresenta Projeto de Re...
Alonso Miguel inaugura obras de recupera...
 

04-11-2019

Parques Naturais dos Açores assinalam Dia Internacional das Reservas da Biosfera


A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, através dos Parques Naturais dos Açores, assinala o Dia Internacional das Reservas da Biosfera, que se celebra a 3 de novembro, com a promoção de atividades nas ilhas com esta classificação, entre os dias 2 e 8 de novembro.

O Parque Natural do Corvo realiza na Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira, nos dias 4 e 6 de novembro, a atividade “Corvo Reserva da Biosfera, Reserva de Vida”, uma sessão informativa sobre as principais características da classificação Reserva da Biosfera, quais os seus benefícios e a importância desta classificação para a ilha, seguida da visualização do documentário “Ilha do Corvo Reserva da Biosfera”.

No dia 4 de novembro, o Parque Natural das Flores realiza uma sessão de informação para os alunos da Escola Básica e Secundária, onde serão abordados os motivos que levaram à classificação da ilha como Reserva da Biosfera, bem como a importância e os benefícios que esta traz a nível local.

No dia 2 de novembro, o Parque Natural de São Jorge, em parceria com a Pousada da Juventude da ilha, promoveu um workshop aberto à comunidade local, sobre plantas aromáticas e medicinais, com o intuito de incentivar a correlação entre o património natural e cultural.

De 4 a 8 de novembro, o Parque Natural da Graciosa, juntamente com a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, realiza visitas guiadas à Casa Museu João Tomás Bettencourt com o público sénior e infantojuvenil, onde será abordado o modo de vida quotidiano dos graciosenses, desde o final do séc. XIX até meados da década de 80 do séc. XX, com o intuito de dar a conhecer aos participantes a vertente cultural da ilha.

As Reservas da Biosfera são definidas pela UNESCO como “laboratórios vivos, onde se desenvolvem como funções principais, a conservação de paisagens, ecossistemas e espécies, o desenvolvimento sustentável a nível social, económico, cultural e ecológico; atuam como plataformas de investigação, monitorização, educação e sensibilização, visando sempre a partilha de informação e de experiência adquirida.”

Estas reservas formam uma rede mundial, existindo atualmente 701 Reservas da Biosfera em todo o mundo, distribuídas por 124 países.

Mais informações sobre as Reservas da Biosfera classificadas nos Açores estão disponíveis em www.azores.gov.pt/Gra/srrn-natureza/menus/secundario/Reservas+da+Biosfera/.

Estes e outros eventos promovidos pelos Parques Naturais poderão ser consultados no portal Educar para o Ambiente e a Sustentabilidade (educarparaoambiente.azores.gov.pt) ou na página de  Facebook dos Parques Naturais.

 

Autor: DRA/Azorina

Numero de Visitantes
  1127167  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 
 



 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINEDESTAQUESGUIAS CERTIFICADOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE