Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha do Corvo | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha das Flores | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha de São Jorge | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha Graciosa | Discussão Pública
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Alonso Miguel anuncia Plano de Ação para...
Guias Certificados
Governo Regional apresenta Projeto de Re...
Alonso Miguel inaugura obras de recupera...
 

24-08-2018

Alterações ao regulamento da Montanha do Pico cumpriram os objetivos, afirma Diretor Regional do Ambiente


O Diretor Regional do Ambiente afirmou hoje que as alterações ao regulamento de acesso à Reserva Natural da Montanha do Pico, em vigor desde 1 de junho, estão a cumprir os objetivos propostos, designadamente de condicionamento das atividades mais impactantes e de estímulo das subidas com recurso a operadores especializados, acompanhadas por Guias da Montanha.

Hernâni Jorge adiantou que “o número total de pernoitas na cratera diminuiu quase 31%” desde a entrada em vigor das novas regras e comparação com mesmo período do ano passado, acrescentando que, entre 1 de janeiro e 15 de agosto, os visitantes que acederam ao Piquinho passaram de 95% para 92% e que o número máximo de subidas num só dia foi de 275 pessoas, bastante abaixo do máximo de 380 pessoas registado no mesmo período de 2016.

O Diretor Regional, que falava no final de uma visita às obras em curso na Casa da Montanha, salientou ainda o facto de, desde o início do ano, a quota da operação das empresas de animação ambiental e turística ter aumentado quase 5,8 pontos percentuais, relativamente ao período homólogo de 2016, passando de 33,4% para 39,2%, com a correspondente diminuição nas subidas autónomas.

O acesso à Montanha do Pico apenas pode ser efetuado pelo trilho assinalado no terreno, com uma capacidade máxima de 160 visitantes em simultâneo, reduzida ou aumentada até 25% por decisão do Diretor do Parque Natural do Pico, tomada para um período específico, em função do estado do trilho e das condições meteorológicas, até a um máximo diário de 320 visitantes.

De 1 de janeiro a 15 de agosto, escalaram a Montanha do Pico 11.409 pessoas, o que representa um aumento de 15,7% comparativamente a 2016, sendo que 739 das subidas foram de residentes nos Açores, o que corresponde a 6,5% do total das subidas.

Hernâni Jorge destacou a importância da monitorização de algumas áreas protegidas e da existência de regulamentos de acesso a esses espaços, assegurando que “a Direção Regional do Ambiente efetua uma monitorização regular dos espaços naturais".

Nesse sentido, frisou que, "já este ano, foram introduzidas alterações ou aprovados novos regulamentos abrangendo áreas protegidas nas ilhas do Pico, Faial, São Jorge, Graciosa e São Miguel”.

Segundo o Diretor Regional, essa regulamentação resulta “da necessidade de melhor preservar, gerir e valorizar os recursos e valores naturais e culturais presentes nessas áreas protegidas, ordenando e regulamentando as intervenções suscetíveis de os degradar", mas também de "garantir o acesso dos visitantes em segurança".

Hernâni Jorge destacou "o papel dos parceiros do setor em todos esses processos e o diálogo permanente”, designadamente no âmbito do Conselho Regional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CRADS).

Relativamente às obras de beneficiação em curso na Casa da Montanha, que incluem a construção de uma área de apoio às descidas e de uma zona de estacionamento para viaturas, o Diretor Regional afirmou que visam “garantir que todos os que passam pela Casa da Montanha possam usufruir de um espaço de lazer e interpretação ambiental e de apoio à escalada, com qualidade, conforto e segurança, já a partir da próxima época alta”.
 

Autor: GaCS/HMB

Numero de Visitantes
  1140548  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 
 



 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINEDESTAQUESGUIAS CERTIFICADOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE