Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Planos de Ação das Reservas da Biosfera de Corvo, Flores, Graciosa e Fajãs de São Jorge | Consulta Pública
 Mais »
Planos de Gestão das Áreas Terrestres dos Parques Naturais das Ilhas de São Miguel, Pico e Faial | Discussão Pública
 Mais »
Parques Naturais dos Açores
 Mais »
Plano Setorial da Rede Natura 2000
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Conferência Web «Mais Ambiente, Mais Aço...
Governo dos Açores atribui 28 prémios de...
Governo dos Açores classifica a Serra da...
“O que tem a Terra de único, para alberg...
 

Horta 11-05-2016

Descobertas mais duas populações de espécies endémicas raras dos Açores


Duas significativas populações de espécies endémicas raras dos Açores foram descobertas no decorrer de mais uma ação de colheita de sementes desenvolvida pelo Jardim Botânico do Faial, paralelamente a trabalhos de manutenção e monitorização ambiental executados pelos Vigilantes da Natureza.

Na freguesia dos Cedros, foi descoberta uma população de cerca de 400 plantas de Myosotis maritima, popularmente designada por ‘Não-me-esqueças’, enquanto uma população de cerca de 500 espécimes Pericallis mavifolia, conhecida por 'Cabaceira', foi descoberta na zona do aterro da Fajã, na freguesia da Praia do Norte.

A ‘Não-me-esqueças’ é uma espécie endémica em perigo de extinção, de que apenas se conhecia no Faial uma população natural, com cerca de 25 indivíduos.

Esta espécie tem vindo a ser alvo de um programa de recuperação, nomeadamente através de cultivo no Jardim Botânico e da conservação das suas sementes no Banco de Sementes dos Açores.

O Banco de Sementes dos Açores, que visa conservar a flora natural do arquipélago, tem como principal objetivo, até 2020, a conservação de 80% desta flora, com destaque para as espécies mais raras e ameaçadas.

A conservação das sementes é uma segurança para a reposição na natureza destas espécies tão importantes, na eventualidade da ocorrência de alguma catástrofe.

Na sequência do desenvolvimento de um protocolo de colheita e conservação de sementes adaptado aos Açores, estão conservadas atualmente neste banco cerca de seis milhões de sementes de 45 espécies endémicas da Região, representando 60% da totalidade das espécies endémicas dos Açores.

Autor: GaCS/OG

Numero de Visitantes
  830640  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 

  




 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2020 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE