Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património Mundial UNESCO  |  Reservas da Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Parques Naturais dos Açores
 Mais »
Plano Setorial da Rede Natura 2000
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Conclusão Planos de Gestão Faial, Pico e...
Diretor Regional do Ambiente defende dis...
Parques Naturais dos Açores assinalam Di...
Vigilante da Natureza Júnior dos Açores ...
 

Ponta Delgada 14-04-2015

Governo disponibiliza novos conteúdos multimédia no Portal Sentir e Interpretar o Ambiente dos Açores


O Portal 'Sentir e Interpretar o Ambiente dos Açores' (SIARAM), coordenado pela Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da Direção Regional do Ambiente, um banco de conteúdos multimédia sobre ambiente e conservação da natureza, construído para fins educativos e promocionais, tem disponíveis novos conteúdos, nomeadamente sobre o Vulcão das Furnas.

Entre os conteúdos mais recentes deste portal, acessível através do endereço eletrónico http://siaram.azores.gov.pt/, destaca-se uma galeria com cerca de uma centena de imagens, novos áudios e vídeos e a disponibilização online do documentário intitulado “Furnas: O Vulcão da Água”. 

O Vulcão das Furnas é dos poucos lugares do planeta onde existe uma relação direta do Homem com os recursos naturais pois, habitualmente, vive-se do recurso e não dentro dele.

"Aqui nós estamos no vulcão", é assim que os habitantes das Furnas falam do lugar onde vivem todos os dias.

Neste portal foram também publicados mais três documentários, um dos quais sobre os “Currais de Pedra”, que dá voz às mulheres e homens do Pico que, ao longo dos tempos, transformaram a paisagem, tirando daí o seu sustento numa relação perfeita com a natureza.

As vinhas do Pico, classificadas desde 2004 como Património da Humanidade pela UNESCO, são um exemplo de genialidade da interação do Homem com um território vulcânico que parecia inóspito, mas onde é produzido um vinho de excelência.

“O Último Vulcão da Linha” é outro dos documentários agora disponibilizados no portal, baseado num projeto que resulta de uma recolha de testemunhos que a Direção Regional do Ambiente está a realizar desde 2012 sobre a erupção submarina dos Capelinhos que ocorreu em 1957 e 1958.

O terceiro documentário, intitulado “Fajãs do Tempo”, é inspirado no poema “Fajã do Tempo”, do poeta terceirense Rui Duarte Rodrigues, e reflete a nova dimensão destes lugares nos dias de hoje.

Nesse sentido, este trabalho permite conhecer as fajãs de São Jorge e o modo de vida que lhes está associado, num contributo para se perceber melhor o significado da palavra sustentabilidade, numa altura em que decorre a preparação da sua candidatura à classificação como Reserva da Biosfera pela UNESCO.

Entre os novos conteúdos encontram-se também elementos do património cultural sobre a arquitetura da água e sobre três geossítios na ilha Graciosa, denominados "Porto Afonso", "Ponta da Barca, Ilhéu da Baleia e Ponta do Carapacho" e "Ponta da Restinga e Ilhéu de Baixo".

No separador "Centros de Interpretação" já estão também disponíveis informações sobre o Centro de Interpretação da Serra de Santa Bárbara, na ilha Terceira, a Casa do Parque e Ecomuseu de São Jorge e a Casa do Parque de São Miguel, tendo sido também renovados os conteúdos do Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, no Faial.

Autor: GaCS/SRAA

Numero de Visitantes
  744343  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 

  




 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE