Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património Mundial UNESCO  |  Reservas da Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Parques Naturais dos Açores
 Mais »
Plano Setorial da Rede Natura 2000
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Conclusão Planos de Gestão Faial, Pico e...
Diretor Regional do Ambiente defende dis...
Parques Naturais dos Açores assinalam Di...
Vigilante da Natureza Júnior dos Açores ...
 

Ponta Delgada 27-09-2013

Vulcão dos Capelinhos entrou em erupção há 56 anos


O Parque Natural do Faial assinala hoje o nascimento no mar, há exatamente 56 anos, daquele que seria o primeiro vulcão submarino a ser observado durante toda a sua atividade, o Vulcão dos Capelinhos, que abriu novas portas à ciência e aos açorianos.

Durante 13 meses, o vulcão dos Capelinhos moldou também a ilha do Faial e as gentes que o testemunharam, marcando as suas vidas para sempre.

Neste dia, 27 de setembro, celebra-se assim o nascimento telúrico das ilhas, a ciência e a vida, daqueles que viveram a erupção e que a souberam sobreviver, a vida daqueles que rumaram em busca de um futuro melhor e a vida daqueles que ficaram, enfrentando a insularidade.

Para celebrar esta data, a Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através do Parque Natural do Faial que foi recentemente galardoado com uma Menção Especial do Prémio Nacional de Paisagem 2012 para o projeto Proteção e Gestão da Paisagem do Vulcão dos Capelinhos, oferece vales de desconto válidos até ao próximo dia 24 de Outubro, em todas as suas valências.

Para usufruir destes descontos, basta visitar hoje (entre as 9h30 e as 16h30) ou amanhã (entre as 14h00 e as 17h30), o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos. 

O Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos inaugurado em Agosto de 2007, foi concebido de modo a preservar a paisagem existente na área afetada pela erupção do Vulcão dos Capelinhos em 1957/58, na ponta mais a oeste da Ilha do Faial. Assim, o edifício encontra-se submerso nas areias vulcânicas, enterrado até à cota do terreno antes da erupção, fazendo parte do antigo Farol dos Capelinhos. 

Neste espaço, é possível fazer uma viagem muitas vezes virtual e interativa que, passo a passo, descreve o fenómeno, abrindo-se uma importante página na compreensão científica dos vulcões submarinos. A visita tem início na visualização de um filme que conta a história dos Açores num contexto universal.

Autor: GaCS/OG

Numero de Visitantes
  743202  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 

  




 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE