Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património Mundial UNESCO  |  Reservas da Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Parques Naturais dos Açores
 Mais »
Plano Setorial da Rede Natura 2000
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Diretor Regional do Ambiente defende dis...
Parques Naturais dos Açores assinalam Di...
Vigilante da Natureza Júnior dos Açores ...
Candidaturas aos prémios “Espírito Verde...
 

Horta 27-03-2012

Vigilantes da Natureza recebem formação para iniciar censo dos morcegos


Vigilantes em Formação

Os Vigilantes da Natureza dos Açores começaram hoje a receber formação especializada para iniciar a campanha de censo dos morcegos no arquipélago, cuja população tem vindo a diminuir e se estima que possa estar ameaçada.
"Pretendemos conhecer exatamente a real dimensão de uma espécie emblemática, a 'Nyctalus azoreum' ou morcego-dos-Açores, que é a única espécie de mamíferos endémica da região", afirmou João Bettencourt, diretor regional do Ambiente, em declarações à Lusa.
João Bettencourt salientou que os morcegos já foram alvo de um estudo realizado há mais de uma década no arquipélago, cujos resultados indicavam que a população desta espécie "estava a diminuir".
"Das quatro espécies de morcegos registadas nos Açores, pensa-se que devem existir atualmente apenas duas espécies, o morcego-dos-Açores e o morcego-da-Madeira (Pipistrellus maderensis)", salientou o diretor regional do Ambiente.
Nesse sentido, frisou que o acompanhamento e o censo da população de morcegos são "fundamentais" para compreender a "aparente regressão e vulnerabilidade destas espécies" e eventualmente tentar "reverter" este decréscimo populacional.
Durante a ação de formação, que se prolongará até ao final da semana, os Vigilantes da Natureza ficarão a saber como identificar as espécies e quais as suas caraterísticas morfológicas.
Uma das ações previstas é uma saída de campo, durante a qual se será efetuado o "registo de vocalizações" dos morcegos, prevendo-se que os censos tenham início a partir de abril.
Este projeto está integrado nas celebrações do Ano Internacional do Morcego

Autor: Lusa

Numero de Visitantes
  742496  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 

  




 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE