Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha do Corvo | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha das Flores | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha de São Jorge | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha Graciosa | Discussão Pública
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Alonso Miguel anuncia Plano de Ação para...
Guias Certificados
Governo Regional apresenta Projeto de Re...
Alonso Miguel inaugura obras de recupera...
 

Horta 05-03-2012

Secretaria Regional do Ambiente e do Mar comemora os 40 anos das Reservas Naturais da Caldeira do Faial e da Montanha do Pico


Foto DSCN

O Governo Regional através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, promove um conjunto de atividades para comemorar ao 40 anos de classificação das reservas naturais da Caldeira do Faial e da Montanha do Pico.
 
A Reserva Natural da Caldeira do Faial foi criada em 7 de Março de 1972, através do Decreto n.º 78/72, com o objetivo de conservar um conjunto de valores naturais que necessitam de ser preservados através do controlo dos acessos e da manutenção de regras de comportamento compatíveis com os objetivos que justificaram a classificação daquele território.

No caso da Reserva Natural da Montanha do Pico foi criada em 8 de Março de 1972, através do Decreto n.º 79/72, como reserva integral, sendo mais tarde reclassificada como Reserva Natural através do Decreto Legislativo Regional n.º 15/82/A, com o objetivo de preservar os valores estéticos e naturais, a singularidade geológica e a importância da área para espécies, habitats e ecossistemas protegidos.
 
Atualmente estas reservas são elementos estruturantes na conservação da biodiversidade e geodiversidade, sendo pontos de referência dos Parques Naturais do Faial e do Pico. Os valores presentes nestas reservas são reconhecidos internacionalmente por diversas classificações, nomeadamente, Rede Natura 2000, RAMSAR, 7 Maravilhas Naturais de Portugal e Prémio EDEN.
 
Assim, no dia 10 de Março, na ilha do Faial, pelas 10 horas, irão decorrer duas atividades: o Trilho dos 10 Vulcões que liga a Caldeira do Faial ao Vulcão dos Capelinhos e, simultaneamente, decorrerá uma regata alusiva aos 40 anos da Caldeira do Faial, sendo que esta servirá para unir as duas ilhas, nestas comemorações.
 
No dia 11 de Março, na ilha do Pico, pelas 16 horas, irá decorrer na Casa da Montanha uma atividade designada por “Música e Poesia na Montanha” onde se convida os participantes a prestarem a sua homenagem à montanha do Pico, partilhando um poema ou uma canção. Neste evento será ainda apresentada a composição “2351” da autoria do maestro Hélder Bettencourt, que recebeu recentemente uma menção honrosa num concurso nacional de composição promovido pela Banda Sinfónica Portuguesa.

Autor: GaCS/SRAM/DRA

Numero de Visitantes
  1140362  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 
 



 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINEDESTAQUESGUIAS CERTIFICADOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE