Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Planos de Ação das Reservas da Biosfera de Corvo, Flores, Graciosa e Fajãs de São Jorge | Consulta Pública
 Mais »
Planos de Gestão das Áreas Terrestres dos Parques Naturais das Ilhas de São Miguel, Pico e Faial | Discussão Pública
 Mais »
Parques Naturais dos Açores
 Mais »
Plano Setorial da Rede Natura 2000
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Governo dos Açores classifica a Serra da...
“O que tem a Terra de único, para alberg...
Acordo EUROBATS
Comunicado morcegos e COVID-19
 

Horta 07-11-2011

Geoparque Açores poderá integrar rede europeia e mundial já em Setembro do próximo ano


O Geoparque Açores poderá fazer parte, dentro de um ano, da rede europeia e mundial que actualmente integra 98 geoparques, incluindo os geoparques de Arouca e Naturtejo, em Portugal.

A decisão será tomada em Setembro de 2012, na sequência da candidatura que a Associação GEOAÇORES irá oficializar amanhã, em Lisboa, junto do Embaixador de Portugal na UNESCO.

Para o Secretário Regional do Ambiente e do Mar, que hoje recebeu da Direcção da GEOAÇORES uma cópia do dossiê daquela candidatura, a admissão dos Açores nesta rede “permite projectar” mais longe não apenas a Região mas também todo o “conhecimento que já foi desenvolvido” nas ilhas.

“Os Açores são bem conhecidos pela diversidade da sua geologia e pela diversidade das suas formações”, disse na ocasião Álamo Meneses, adiantando que “esse reconhecimento já existe”.

De acordo com o governante, o que se trata agora “é de formalizar o reconhecimento, ou seja, de nós obtermos o acesso a um conjunto de geoparques que têm um conjunto de regras bem definidas de reconhecimento dessa diversidade e também de acompanhamento e de certificação da gestão”.

“O passo que nós estamos agora a dar é, no fim de contas, dizer: nós já fizemos o nosso trabalho de casa, agora queremos que ele seja certificado”, explicou Álamo Meneses.

Conforme referiu, o que nós estamos a pedir “é a nossa admissão enquanto geoparque numa rede europeia e numa rede mundial, que tem um conjunto de regras bem definidas e que são muito visíveis e que têm uma grande projecção a nível internacional”.

A candidatura açoriana será objecto de avaliação em Junho e Julho do próximo ano, sendo tomada uma decisão final sobre a mesma em Setembro de 2012.

Constituído por cerca de 120 geosítios situados nas nove ilhas doa rquipélago e no Mar dos Açores, o Geoparque Açores é gerido pela GEOAÇORES, uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, com sede na Horta.

Criada em Maio de 2010, esta associação tem como sócios fundadores a Região Autónoma dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, a ASDEPR - Associação para o Desenvolvimento da Promoção Rural, a ARDE - Associação Regional para o Desenvolvimento, a ADELIAÇOR - Associação para o Desenvolvimento Local das Ilhas dos Açores e a GRATER - Associação de Desenvolvimento Regional.

Autor: GaCS/SRAM

Numero de Visitantes
  815497  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 

  




 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2020 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE