Destaques
 
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2016-2021
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Relatório do Estado das Ribeiras dos Aço...
Estudo da caraterização e monitorização ...
Governo dos Açores abre concurso para em...
Governo dos Açores abre concurso para em...
 

Lajes do Pico 19-05-2016

Governo dos Açores atribui a Juntas de Freguesia kits de segurança para limpeza de ribeiras


O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente participou hoje na atribuição de kits de segurança a quatro Juntas de Freguesia da ilha do Pico, no âmbito de uma iniciativa do programa ‘Eco-Freguesia, Freguesia Limpa 2016’, com o objetivo de melhorar a proteção e as condições de trabalho na limpeza das ribeiras.

“Praticamente duplicamos o orçamento deste projeto”, frisou Luís Neto Viveiros, que se referia ao programa na sua globalidade, salientando que “estão disponíveis 600 mil euros para toda a Região”, quando, em 2013, essa verba foi 325 mil euros.

Este ano, além de um reforço de 20% em relação à verba global inicialmente prevista, estão também a ser disponibilizados 35 kits de manutenção às melhores candidaturas do projeto ‘A Minha Ribeira’, num investimento adicional de 60 mil euros.

Cada um destes kits é composto por uma motosserra e uma moto roçadora profissionais e dois equipamentos completos de proteção individual, estando a sua distribuição prevista para o final de maio.

Hoje foram entregues kits às Juntas de Freguesia de São João, no concelho das Lajes, de São Mateus, no concelho da Madalena, e de Santo Amaro e Prainha, no concelho de São Roque.

O projeto ‘A Minha Ribeira’ é uma das novidades do 'Eco-Freguesia' de 2016, a que já aderiram cerca de uma centena de autarquias locais, frisou Neto Viveiros.

O 'Eco-Freguesia' tem como principal objetivo reconhecer e distinguir os esforços destas autarquias locais e a colaboração das populações na limpeza, remoção e encaminhamento para destino final adequado dos resíduos abandonados em espaços públicos, incluindo as linhas de água e a orla costeira, bem como o desenvolvimento e participação em programas e ações de sensibilização e educação ambiental.

Em 2013, aderiram 113 freguesias, número de subiu para 145 no ano seguinte e para 148 em 2015.

Este ano, a iniciativa envolveu 155 das 156 freguesias do arquipélago dos Açores.

Autor: GaCS/OG

Numero de Visitantes
  2050522  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 

 



  



 

  


 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2018 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE