Destaques
 
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2016-2021
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Governo Regional investiu 30 milhões de ...
Relatório do Estado das Ribeiras dos Aço...
Monitorização da Qualidade da Água das L...
Relatório do Estado das Ribeiras dos Aço...
 

Lajes do Pico 19-05-2016

Governo dos Açores atribui a Juntas de Freguesia kits de segurança para limpeza de ribeiras


O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente participou hoje na atribuição de kits de segurança a quatro Juntas de Freguesia da ilha do Pico, no âmbito de uma iniciativa do programa ‘Eco-Freguesia, Freguesia Limpa 2016’, com o objetivo de melhorar a proteção e as condições de trabalho na limpeza das ribeiras.

“Praticamente duplicamos o orçamento deste projeto”, frisou Luís Neto Viveiros, que se referia ao programa na sua globalidade, salientando que “estão disponíveis 600 mil euros para toda a Região”, quando, em 2013, essa verba foi 325 mil euros.

Este ano, além de um reforço de 20% em relação à verba global inicialmente prevista, estão também a ser disponibilizados 35 kits de manutenção às melhores candidaturas do projeto ‘A Minha Ribeira’, num investimento adicional de 60 mil euros.

Cada um destes kits é composto por uma motosserra e uma moto roçadora profissionais e dois equipamentos completos de proteção individual, estando a sua distribuição prevista para o final de maio.

Hoje foram entregues kits às Juntas de Freguesia de São João, no concelho das Lajes, de São Mateus, no concelho da Madalena, e de Santo Amaro e Prainha, no concelho de São Roque.

O projeto ‘A Minha Ribeira’ é uma das novidades do 'Eco-Freguesia' de 2016, a que já aderiram cerca de uma centena de autarquias locais, frisou Neto Viveiros.

O 'Eco-Freguesia' tem como principal objetivo reconhecer e distinguir os esforços destas autarquias locais e a colaboração das populações na limpeza, remoção e encaminhamento para destino final adequado dos resíduos abandonados em espaços públicos, incluindo as linhas de água e a orla costeira, bem como o desenvolvimento e participação em programas e ações de sensibilização e educação ambiental.

Em 2013, aderiram 113 freguesias, número de subiu para 145 no ano seguinte e para 148 em 2015.

Este ano, a iniciativa envolveu 155 das 156 freguesias do arquipélago dos Açores.

Autor: GaCS/OG

Numero de Visitantes
  2216350  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 





  


 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2018 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE