Destaques
 
Alteração do Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores
 Mais »
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2022-2027
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Discussão Pública do PGRIA 2022-2027
PGRIA 2022-2027
ABACO promove a qualidade e sustentabili...
RERA 2022
 

Ponta Delgada 20-01-2012

Administração Hidrográfica dos Açores disponibiliza Tabela de Valores-Guia Normalizados de Biovolume de Fitoplâncton e documento guia


O Governo dos Açores através da direção de serviços da Administração Hidrográfica dos Açores, da direção regional do Ambiente, disponibiliza a Tabela de Valores-Guia Normalizados de Biovolume de Fitoplâncton e documento guia, elaborados no âmbito do projeto de intercalibração laboratorial do elemento biológico fitoplâncton.

O desenvolvimento deste trabalho, que inclui espécies representativas de fitoplâncton que ocorrem nas lagoas naturais dos Açores e nas albufeiras do Continente, teve como objetivos:

• Desenvolver uma ferramenta prática de análise de biovolumes para determinação da biomassa fitoplanctónica;
• Simplificar o processo de determinação dos biovolumes tornando-o menos moroso;
• Sistematizar o erro associado à determinação de biovolumes harmonizando-o para todo o país de forma a reduzir a dispersão de resultados.

O trabalho de desenvolvimento da tabela de valores-guia normalizados de biovolumes para Portugal foi promovido pelo Instituto da Água, I.P. Para este feito criou-se um grupo de trabalho envolvendo especialistas na matéria, de diversas instituições, e sem os quais esta tarefa não seria possível. Participaram no desenvolvimento desta tabela e deste documento: Leonor Cabeçadas (APA), Vitor Gonçalves (Universidade dos Açores), Vitor Vasconcelos (CIIMAR), Fátima Brito, Isabel Andrade, João Morais (CIIMAR) e Margarida Medeiros (Secretaria Regional do Ambiente e do Mar do Governo dos Açores).

A versão da Tabela de Valores-Guia Normalizados de Biovolume de Fitoplâncton, agora facultada, foi desenvolvida com base em dados bibliográficos e, maioritariamente, com base em determinações de biovolume fornecidas pela APA e pela Universidade dos Açores, sendo o trabalho do Prof. Doutor Vítor Gonçalves responsável pela determinação do biovolume de mais de 50% das espécies apresentadas.

Anexos


Para mais informações, consulte os seguintes documentos:

- Guia Tabela e Determinação Biovolumes

- Tabela Biovolumes

Autor: AHA

Numero de Visitantes
  3072488  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 




 






 


 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE