Destaques
 
Alteração do Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores
 Mais »
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2022-2027
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Discussão Pública do PGRIA 2022-2027
PGRIA 2022-2027
ABACO promove a qualidade e sustentabili...
RERA 2022
 

Ponta Delgada 25-07-2011

Serviços operativos da DSRH procedem à remoção dos sedimentos das Bacias de Retenção da Ribeira do Salto do Rosal, afluente à Lagoa das Furnas


O Plano de Ordenamento da Bacia Hidrográfica da Lagoa das Furnas, aprovado pelo Decreto Regulamentar Regional n.º 2/2005/A, de 15 de Fevereiro, considera como um dos seus objectivos centrais o controlo do processo de eutrofização da Lagoa das Furnas, que tem vindo a pôr em risco a sustentabilidade do ecossistema aquático existente, assim como o usufruto lúdico e balnear da lagoa. Deste modo, as acções de redução de cargas afluentes à lagoa tornam-se prioritárias de modo a diminuir a entrada de nutrientes na massa de água que, quando em excesso, provocam o aumento dos produtores (fitoplâncton e macrófitas) e o desequilíbrio da cadeia trófica da lagoa.

Nos termos das competências da direcção de serviços dos Recursos Hídricos, nomeadamente de conservação dos recursos hídricos regionais do ponto de vista da quantidade e da qualidade, na vertente física, química e ecológica; e de promoção e acompanhamento de medidas de requalificação ambiental no âmbito do domínio hídrico, estes serviços têm desenvolvido projectos de intervenção nas linhas de água afluentes às maiores lagoas da Região. As bacias de retenção de caudal sólido, feitas com matérias-primas regionais, enquadradas na paisagem, são barreiras físicas nos leitos das ribeiras, que têm como função a redução da velocidade de escoamento das linhas de água e do volume de material sólido afluente às lagoas. Estas acções de correcção do regime torrencial permitem também uma maior infiltração de água para alimentação das massas de água subterrâneas e uma menor degradação dos leitos e margens do domínio hídrico.

Na bacia hidrográfica da Ribeira do Salto do Rosal alguns terrenos foram, em tempos, transformados em pastos, o que os tornou facilmente erodíreis, verificando-se um significativo volume de sedimentos arrastados para a linha de água nos períodos de chuva.

Há cerca de nove anos que os serviços operativos da direcção de serviços dos Recursos Hídricos iniciaram a construção de bacias de retenção na Ribeira do Salto do Rosal e procedem à remoção dos sedimentos que se acumulam nessas oito bacias de retenção, de forma regular, no período menos chuvoso do ano, de Abril/Maio a Setembro/Outubro. O material removido, cerca de 20 mil m3 por ano, têm sido aproveitado, nos últimos anos, pela entidade gestora do Parque Integrado das Furnas para regularizar desníveis ou enriquecer terrenos incultos.

Autor: DSRH

Numero de Visitantes
  3073213  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 




 






 


 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE