Destaques
 
Alteração do Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores
 Mais »
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2022-2027
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Discussão Pública do PGRIA 2022-2027
PGRIA 2022-2027
ABACO promove a qualidade e sustentabili...
RERA 2022
 

Ponta Delgada 30-03-2010

Governo Regional apresenta plataforma electrónica relativa ao Sistema Regional de Informação Territorial


Imagem: GACS

O Director Regional do Ordenamento do Território e Recursos Hídricos presidiu hoje, em Ponta Delgada, à apresentação pública do Sistema Regional de Informação Territorial (SRIT), integrado no portal da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, existente desde 2009.

Na opinião de João Luís Gaspar, a Administração Pública Regional passa, a partir de agora, a dispor de uma plataforma electrónica que potencia a eficiência dos seus serviços, face às suas próprias necessidades e às de outras entidades públicas e privadas dos Açores.

Este responsável sustentou que se for adicionado àquele portal do executivo açoriano, uma ferramenta de análise estatística, será então possível elaborar diariamente o relatório de Estado sobre diversos sectores da Região Autónoma como, por exemplo, o da Água, Ambiente, Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, entre outros.

Referiu que a actual legislação exige do Governo a produção bianual ou trianual de relatórios de Estado sobre sectores específicos da Região Autónoma, sendo possível a sua conclusão quase instantânea e diária, através de uma informação permanente e actualizada do portal da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar.

Através do Sistema Regional de Informação Territorial passam a estar acessíveis os diversos instrumentos de gestão territorial (IGT’s) em vigor nos Açores, incluindo planos directores municipais, planos sectoriais, planos de ordenamento de orla costeira, planos de ordenamento de áreas protegidas e planos de ordenamento de bacias hidrográficas de lagoas.

No entanto, devido à sobreposição de alguns dos instrumentos de gestão territorial em função dos elementos de base utilizados aquando da respectiva execução do portal, a Direcção Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos está a criar os mecanismos técnicos e legais necessários à definitiva compatibilização de todos os IGT’s.

Este portal insere-se no Sistema de Informação Geográfica do Ambiente e do Mar dos Açores, disponível através do endereço http://sig.sram.azores.gov.pt, que tem por objectivo proporcionar a todos os cidadãos e entidades públicas e privadas, a possibilidade de pesquisar, visualizar e explorar informação geográfica sobre o arquipélago dos Açores.

Trata-se, igualmente, de um espaço informativo através do qual se disponibiliza o acesso aos vários planos de conservação da natureza, ordenamento do território e de recurso hídricos em vigor na Região e à informação sobre a sua aplicação.

O executivo açoriano pretende, ainda, que aquele portal ajude a concretizar melhor o direito de acesso à informação e agilize os fluxos de informação e os processos de decisão, com reflexos na qualidade dos serviços prestados e na eficácia do sistema de gestão territorial e ambiental das ilhas.

Autor: GACS/DROTRH

Numero de Visitantes
  3072412  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 




 






 


 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE