Destaques
 
Alteração do Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores
 Mais »
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2022-2027
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Discussão Pública do PGRIA 2022-2027
PGRIA 2022-2027
ABACO promove a qualidade e sustentabili...
RERA 2022
 

Ponta Delgada 25-03-2010

Direcção regional marca presença no 10º Congresso da Água


Realizou-se no Algarve, entre os dias 21 e 24 de Março, o 10º Congresso da Água, organizado pela Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH).

O evento, subordinado ao tema ”Marcas D´ Água”, procurou integrar a dinâmica global vivida no 5º Fórum Mundial da Água “Para lá da Caixa de d´ Água”, espelhando a necessidade de trazer e incorporar capacidades e vontades de diversas áreas do conhecimento por forma a minimizar a pegada ecológica, em termos de recursos hídricos.

Nesta edição do Congresso foram debatidas questões como a importância da “água num mundo em mudança”, atendendo às alterações climáticas e aos processos hidrológicos, às situações hidrológicas extremas, à adaptação a mudanças globais e à segurança, risco e situações de emergência. O “conhecimento para satisfação de necessidades”, direccionado para as temáticas da água e agricultura, água e energia, águas subterrâneas, hidráulica fluvial, hidráulica marítima, obras hidráulicas, serviços de água e saneamento, protecção e qualidade da água e dos ecossistemas, monitorização e uso eficiente da água foi outro dos assuntos amplamente debatido no congresso.

Idêntico enfoque mereceu a “governança da água na sociedade actual” à luz do planeamento e gestão em bacias hidrográficas e áreas urbanas, da gestão e ordenamento de zonas costeiras, do quadro normativo e regulação, da sustentabilidade económica e financeira da decisão, ética e participação pública.

Participaram no congresso diversos técnicos da direcção de Serviços de Recursos Hídricos, responsáveis pela apresentação os seguintes trabalhos:

- AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DO RIVER HABITAT SURVEY NOS AÇORES

- PROTECÇÃO DE ORIGENS DE ÁGUA SUBTERRÂNEA NA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES - Delimitação de zonas de protecção de captações de água para consumo humano

- CONTRIBUTOS PARA A QUALIDADE DA ÁGUA DA LAGOA DAS FURNAS, SÃO MIGUEL, AÇORES - Relações entre o crescimento de cianobactérias e medidas de factores abióticos

Autor: DROTRH/DSRH

Numero de Visitantes
  3072398  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 




 






 


 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE