Destaques
 
Alteração do Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores
 Mais »
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2022-2027
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Discussão Pública do PGRIA 2022-2027
PGRIA 2022-2027
ABACO promove a qualidade e sustentabili...
RERA 2022
 

Ponta Delgada 02-08-2010

Resultados da monitorização da qualidade das águas das lagoas de S. Miguel justificam aposta na implementação de planos de ordenamento de bacias hidrográficas


Imagem: DROTRH

A secretaria regional do Ambiente e do Mar, através da direcção regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos, acaba de lançar uma nova publicação com os resultados da monitorização da qualidade da água das lagoas de S. Miguel para o período entre 2004 e 2008. Cumpre-se, desta forma, a responsabilidade da administração regional em divulgar ao público os resultados obtidos nos programas de vigilância e operacionais em curso, no espírito de abertura preconizado pela legislação nacional e da União Europeia.

O trabalho inclui uma análise dos parâmetros amostrados por lagoa, faz a comparação dos resultados alcançados entre 2004 e 2008 e avalia a evolução do estado trófico das massas de água lagunares abrangidas desde o início do projecto de monitorização que data de 2001.

Os resultados obtidos confirmam a tendência para a eutrofia das massas de água não abrangidas por um plano especial de ordenamento do território, contrariamente à melhoria registada na Lagoa das Sete Cidades e à expectativa criada a médio-prazo para a melhoria da qualidade da água da Lagoa das Furnas. Através dos valores médios do Índice do Estado Trófico (TSI), calculados a partir dos índices parciais para a transparência da água e fósforo total, verifica-se que as lagoas do Congro, das Empadadas Norte, das Furnas e de São Brás se classificam como eutróficas. Por seu turno, as lagoas do Canário, das Empadadas Sul e Lagoa Verde das Sete Cidades encontram-se num estado de meso-eutrofia, enquanto que a Lagoa Azul das Sete Cidades é designada como mesotrófica. A Lagoa do Fogo encontra-se numa situação de transição entre a oligotrofia e a mesotofia.

Os dados confirmam que a temperatura é um factor de extrema importância nos sistemas lagunares, por ser responsável pela variação da densidade e o aumento da resistência térmica. A diminuição de oxigénio dissolvido na coluna de água é congruente com a existência da termoclina na água das lagoas que estratificam no Verão. É nesta época que ocorrem florescências algais, alterando a transparência da água com um considerável impacte visual.

As lagoas da ilha de São Miguel, pela sua importância socioeconómica e ambiental, são exemplos, à escala regional, de um problema de eutrofização das massas hídricas lacustres, um dos maiores problemas da actualidade no que se refere à qualidade da água em todo o planeta. O impacte positivo dos planos de ordenamento em vigor nos Açores para as lagoas das Sete Cidades e das Furnas justifica a decisão do Governo Regional em avançar para a concretização de idênticos instrumentos para as restantes lagoas do arquipélago.

Autor: DROTRH/DSRH

Numero de Visitantes
  3073131  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 




 






 


 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE