Destaques
 
Alteração do Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores
 Mais »
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2022-2027
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Discussão Pública do PGRIA 2022-2027
PGRIA 2022-2027
ABACO promove a qualidade e sustentabili...
RERA 2022
 

Ponta Delgada 01-12-2008

João Luís Gaspar nomeado Director Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos


João Luís Roque Baptista Gaspar foi nomeado director regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos do X Governo Regional dos Açores.

Nasceu a 12 de Janeiro de 1961, na freguesia de S. Sebastião da Pedreira, em Lisboa.

Licenciado em Geologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, doutorou-se na especialidade de Vulcanologia pela Universidade dos Açores, onde é Professor Auxiliar com Agregação e mantém funções de docência e investigação.

Foi Director do Departamento de Geociências da Universidade dos Açores e do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos, uma unidade de investigação acreditada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia que integra a World Organization of Volcano Observatories.

Coordenador de vários projectos de investigação e autor de diversos artigos científicos publicados em revistas internacionais da especialidade é membro da direcção da Sociedade Portuguesa da União Internacional de Astronomia, Geodesia e Geofísica. Participou em vários estudos na área do planeamento e do ordenamento nos Açores, incluindo nos planos regional e municipais de emergência, no Plano Regional da Água e em diversos planos de ordenamento da orla costeira.

Como coordenador e membro do grupo responsável pelo acompanhamento científico da actividade sismovulcânica participou em diversas situações de crise relacionadas com a ocorrência de sismos, erupções vulcânicas e movimentos de massa, nos Açores e no estrangeiro.

Em 2001 foi condecorado com o grau de Comendador da Ordem de Mérito por Sua Excelência o Presidente da Républica Portuguesa, Dr. Jorge Sampaio, pelos trabalhos realizados no âmbito da avaliação dos riscos geológicos e da assessoria à protecção civil. No mesmo ano recebeu um louvor do Instituto de Meteorologia, pelas suas actividades no âmbito do Sistema de Vigilância Sismológica dos Açores, de que foi co-fundador e dirigente.

Foi Director Regional da Ciência e Tecnologia no IX Governo Regional dos Açores e Presidente do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia . No âmbito das suas actividades governativas lançou o primeiro Plano Integrado para a Ciência, Tecnologia e Inovação dos Açores, presidiu à Comissão Instaladora do Instituto de Biomedicina e Biotecnologia e concebeu o projecto para a construção do Parque Tecnológico de S. Miguel para as áreas das Tecnologias de Informação, Comunicação e Monitorização.

Autor: DROTRH

Numero de Visitantes
  3072682  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 




 






 


 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE