Destaques
 
Alteração do Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores
 Mais »
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2022-2027
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Discussão Pública do PGRIA 2022-2027
PGRIA 2022-2027
ABACO promove a qualidade e sustentabili...
RERA 2022
 

Impacto da Directiva-Quadro da Água em Ilhas - Guia Metodológico para a Elaboração de Planos de Gestão de Recursos Hídricos - Aplicação ao Caso de Estudo de Santa Maria


Resumo do Projecto:
A Directiva Quadro da Água (DQA) obriga os estados membros a efectuarem os denominados Planos de Gestão de Bacia Hidrográfica (art.º 13.º). Estes instrumentos de planeamento visam instituir uma gestão sustentável da água, naquela escala geográfica, abrangendo aspectos como a protecção e valorização ambiental e sócio-económica dos mesmos. Na Macaronésia, a escala geográfica de excelência é a unidade de ilha, para o que se propõe elaborar um Guia Metodológico para a realização dos Planos de Gestão, assim como na aplicação ao caso de estudo da ilha de Santa Maria.

Âmbito Geográfico de Intervenção:
Região Autónoma dos Açores (embora o Guia Metodológico se possa depois aplicar à Macaronésia).

Objectivos do Projecto:
O projecto tem como objectivo básico a definição de um Guia Metodológico para a elaboração de Planos de Ilha de Gestão de Recursos Hídricos (PIGRH), de acordo com os requisitos constantes na Directiva-Quadro da Água, e a sua aplicação ao caso de estudo da ilha de Santa Maria de forma a aferir, e rever, o Guia.

Como objectivos específicos podem ser referidos:
- Realização de inventário de pontos de água;Delimitação, caracterização e classificação de massas de água;
- Identificação de pressões e impactes da actividade humana na água;
- Realização de inventário de focos de poluição;
- Análise económica da utilização da água;
- Definição de objectivos ambientais e de programas de medidas e acções.

Descrição Técnica:
O projecto compõe-se de 6 fases, a realizar consecutivamente, embora se preveja que algumas se possam efectuar ao mesmo tempo.

Fase 1 – Elaboração de proposta preliminar de Guia Metodológico de PIGRH
Elaboração de uma proposta preliminar de Guia Metodológico para a elaboração de Planos de Ilha de Gestão de Recursos Hídricos. Esta proposta será desenvolvida num nível preliminar, e posteriormente a sua aplicação será testada no caso de estudo da ilha de Santa Maria (Fases 2 a 5), após o que serão efectuadas as necessárias correcções (Fase 6).

Fase 2 – Recolha de informação
No decurso desta fase proceder-se-á à recolha de informação relativa aos recursos hídricos da ilha de Santa Maria, nomeadamente: (i) realização de inventário de pontos de água, (ii) identificação de pressões e impactes da actividade humana e, (iii) realização de inventário dos focos de poluição pontual e difusa.

Fase 3 – Delimitação e caracterização das massas de água de superfície e subterrâneas de Santa Maria
Contempla a identificação e caracterização das massas de água de superfície e subterrâneas, de acordo com a definição da Directiva-Quadro da Água, e respectiva classificação quanto ao estado quantitativo e qualitativo (químico e ecológico).

Fase 4 – Análise das utilizações da água em Santa Maria
Como um dos princípios basilares da Directiva-Quadro da Água corresponde à valoração económica da água, com esta fase pretende-se analisar uma série de aspectos relacionados com esta temática, nomeadamente: (i) efectuar o cadastro das utilizações da água, (ii) identificar as tendências de oferta e procura e, (iii) caracterizar os níveis actuais de recuperação de custos dos serviços de água.

Fase 5 – Proposta e análise de programas de medidas e acções
Com esta fase pretende-se definir os objectivos ambientais a cumprir, assim como o respectivo cronograma associado. Para tal serão definidos os programas de medidas e acções, tarefa que será complementada por uma análise custo/benefício.

Fase 6 – Revisão final do Guia Metodológico
Com base nos resultados obtidos no decurso das Fases 2 a 5 pretende-se rever o conteúdo da proposta preliminar de Guia Metodológico (Fase 1), para que este constitua um documento de apoio à elaboração de Planos de Ilha de Gestão de Recursos Hídricos nas restantes ilhas dos Açores, assim como nos arquipélagos da Macaronésia.


Numero de Visitantes
  3072560  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 




 






 


 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE