Instrumentos Gestão  |  Licenciamentos  |  Domínio Público Marítimo  |  Intervenções  |  Atividades Marítimas  |  Zonas Balneares  |  Quality Coast  |  Biodiversidade Marinha  |  Áreas Marinhas







 

Contas de Gerência


Contratação Pública




Destaques
 
Águas Balneares | Açores 2014
 Mais »
Parque Marinho dos Açores
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Em Consulta Pública: Avaliação do estado...
Consulta Pública das águas balneares a i...
Contratação Pública
Contas de Gerência
 

Santa Maria 29-10-2014

Geocatching SOS Cagarro na Ilha de Santa Maria


A campanha SOS Cagarro 2014, na ilha de Santa Maria, tornou a atividade de salvar cagarros numa ação mais divertida e aventureira, associada ao geocaching. O Parque Natural de ilha de Santa Maria, através de uma iniciativa inovadora nesta campanha regional, propôs-se a criar um “tesouro” do tipo “Evento-CITO” a ter lugar na Praia Formosa, no dia 1 de Novembro, entre as 20.00h e as 21h30. A ação, conforme espirito do geocaching, visa envolver a comunidade geocacher (e não só) a uma atividade pro-ambiental na constituição de uma equipa de brigada para salvamento de cagarros que possam estar caídos nesta zona.

O Parque Natural de Santa Maria pretende com esta iniciativa alargar o número de pessoas que participam nas ações de educação ambiental e de conservação da espécie, que acontecem desde 1995.

O Geocaching é uma atividade lúdica em crescimento em todo o mundo e conhecida como a “caça ao tesouro dos tempos modernos”, na qual os seus praticantes com recurso a tecnologias GPS partem à aventura sob o desafio de conhecer lugares e histórias, muitas vezes desconhecidas, tendo sempre presente o respeito pelo ambiente e a sua preservação.

A Campanha SOS Cagarro é a mais antiga campanha de conservação da natureza na região, envolvendo os cidadãos nas ações de salvamento dos cagarros juvenis que, encandeados pela iluminação artificial, caem ou colidem em zonas iluminadas, tornando vulneráveis a atropelamentos ou predação por animais, os juvenis desta ave marinha migratória em estado de conservação desfavorável. Esta campanha incide em duas vertentes: a conservação da natureza e a educação ambiental. Esta iniciativa do Parque Natural de Santa Maria, considerando a sua natureza, insere-se em ambas as vertentes.

Autor: Parque Natural de Santa Maria

Numero de Visitantes
  750772  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
  

  










       

 

HOMEMISSÃOPROGRAMAS E AÇÕESLEGISLAÇÃOEVENTOSLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE