principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Velas , 9 de Junho de 2018

Feira Agrícola expressa desenvolvimento e importância económica do setor para São Jorge, afirma João Ponte

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou que a Feira Agrícola de São Jorge é uma oportunidade para constatar a importância deste setor para o desenvolvimento sustentado, para a criação de emprego e de riqueza e para a qualidade de vida dos Jorgenses.

 

“Este é um momento importante, uma montra do setor nesta ilha, da sua evolução e do seu crescimento. É também uma ocasião para reafirmar, de forma expressiva, a importância da agricultura para a economia de São Jorge”, salientou João Ponte, que falava sexta-feira na abertura do certame, que decorre até domingo.

 

Na sua intervenção, João Ponte destacou que a receita do leite produzido em 2017 nesta ilha totalizou 8,2 milhões de euros, a venda de queijo ascendeu a 12 milhões de euros e as ajudas e apoios do POSEI e PRORURAL+ totalizaram 9,4 milhões de euros, indicadores que considerou serem “muito positivos e relevantes” para a economia da ilha.

 

O Secretário Regional salientou também a importância do setor cooperativo e o percurso feito nos últimos anos ao nível da recuperação dos atrasos nos pagamentos aos produtores, reestruturação financeira, modernização das queijarias, melhoria da qualidade e aumento da valorização do queijo, sem esquecer a estabilidade do preço do leite pago à produção e o aumento da produção de leite, que cresceu 2,5 milhões de litros entre 2014 e 2017.

 

“Esta estratégia de sucesso é resultado de um trabalho profícuo e articulado entre o Governo dos Açores, o setor cooperativo e os agricultores”, frisou João Ponte, que elogiou o trabalho dos agricultores jorgenses, o seu empenho, a sua capacidade de resiliência e vontade de vencer desafios.

 

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas indicou que há novos desafios pela frente, que passam por continuar a valorizar o 'Queijo de São Jorge', um símbolo da ilha e dos Açores, abrindo novos mercados que garantam a sustentabilidade do setor cooperativo.

 

“As cooperativas devem focar a sua atenção agora nos mercados e nos consumidores para responder aos novos hábitos de consumo”, afirmou João Ponte, acrescentando que devem continuar a ser desafios permanentes “garantir leite com qualidade e atingir níveis de produção que permitam às cooperativas assegurar a sua competitividade”.

 

João Ponte garantiu ainda que o Governo Regional vai continuar a investir na modernização do matadouro de São Jorge, infraestrutura onde, nos últimos dois anos, o numero de abate de bovinos teve um crescimento de 70%.

 

“Apesar do atual matadouro dar resposta cabal às necessidades, vamos avançar com a melhoria das condições com vista à sua certificação e melhoria do bem-estar animal. No próximo ano, vamos também avançar com o desenvolvimento de um projeto para este matadouro, para que uma moderna infraestrutura possa estar ao serviço do setor logo após 2020”, revelou o governante.

 

João Ponte assegurou ainda que o Governo dos Açores vai continuar a trabalhar para criar melhores condições para os agricultores desenvolverem as suas atividades, disponibilizando instrumentos técnicos e financeiros que permitam produzir com mais qualidade, com menores custos, e apoiar a indústria a acrescentar valor às suas produções e na procura de novos mercados.

 

Para a implementação da estratégia de desenvolvimento da agricultura, o Executivo açoriano considera imprescindível dois instrumentos, nomeadamente o POSEI e o PRORURAL+, reiterando João Ponte que a proposta de orçamento apresentada pela Comissão Europeia não satisfaz os Açores.

 

“Importa uma mobilização de todos, da Região e do país, para, na fase de negociações que agora se inicia, poder ser melhorada a proposta da Política Agrícola Comum (PAC) 2021 – 2027, para termos nos Açores um orçamento da PAC que seja suficiente para continuarmos a reduzir as assimetrias e a compensar os elevados sobrecustos da produção na Região devido às nossas condições de região ultraperiférica”, afirmou João Ponte.

GaCS/RM
 
Anexos:  
2018.06.08-SRAF-FeiraAgrícola(1).mp3 2018.06.08-SRAF-FeiraAgrícola(2).mp3 2018.06.08-SRAF-FeiraAgrícola(3).mp3   18.2936.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal