principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 25 de Junho de 2012

Turismo de cruzeiros nos Açores com índices positivos para o futuro

O Diretor Regional do Turismo afirmou hoje, em Ponta Delgada, que o mercado de cruzeiros na Região tem uma relevante importância para a política de turismo dos Açores.

Miguel Cymbron, que falava numa conferência de imprensa promovida pela empresa Portos dos Açores, S.A, explicou, na ocasião, que o turismo de cruzeiros serve como veículo de promoção turística do arquipélago, pois uma percentagem dos excursionistas que escalam os Açores tende depois a regressar como turista.

Por outro lado, de acordo com o responsável, essa função promocional do cruzeirismo permite gerar receitas na Região, mais precisamente através dos serviços que são comercializados aos passageiros, como os “Shore excursion” e os “Turn arounds”, ou as visitas realizadas na cidade ou ilha de acostagem, onde na maior parte das vezes se consomem os produtos locais.

O Diretor Regional do Turismo disse também que a estratégia de captação de cruzeiros para os Açores iniciou-se com a aposta no mercado de reposicionamento - navios que escalam a Região e se reposicionam com destino a outras regiões - que continua a ser fidelizado continuamente.

A partir de 2012, os Açores começaram a colher os resultados da aposta nos cruzeiros temáticos, que se deslocam à Região com o intuito de uma visita mais prolongada e incluem no seu itinerário em terra excursões pelas ilhas de destino. “Este tipo de turismo de cruzeiro, ainda em fase de consolidação, permite que um turista despenda cerca de 120 euros no mercado local, ao contrário dos cruzeiros de reposicionamento, em que os passageiros apenas gastam cerca de 30 euros”, sustentou Miguel Cymbron.

O Diretor Regional do Turismo frisou que o cais dedicado de Ponta Delgada, o profissionalismo das equipas de acolhimento em terra e as belezas naturais das ilhas têm sido motivo para as crescentes reservas de pacotes turísticos de cruzeiros, para 2013 e 2014, que incluem os Açores como escala.

 

Só no 1º semestre deste ano, de acordo com a Portos dos Açores, S.A, escalaram os Açores cerca de 58 mil passageiros, na sua maioria oriundos do Estados Unidos da América, Canadá e Reino Unido, o que contribuiu, no mesmo período, para um impacto na economia açoriana de cerca de 1 milhão e 744 mil euros. Para os restantes seis meses do ano estão ainda previstas 49 escalas de cruzeiros e mais de 52 mil passageiros.

 

Miguel Cymbron sublinhou ainda que o cais de Ponta Delgada representa o primeiro passo para o crescimento deste tipo de turismo nos Açores e que o novo cais de cruzeiros da Horta, em fase final de conclusão, será o complemento para uma verdadeira política de circuito de cruzeiros na Região.

 

 


GaCS/BP
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2012.05.25-DRT-ConferênciaDeImprensaPortosDosAçores.mp3   9785.jpg 9786.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal