principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 2 de Dezembro de 2019

Plano Regional do Emprego 2020-2024 prossegue estratégia de criação de mais e melhor emprego dos últimos anos

A Diretora Regional do Emprego e Qualificação Profissional salientou hoje, em Ponta Delgada, o facto de o Plano Regional de Emprego para 2020-2024 ser um instrumento estratégico que congrega todas as medidas ativas de promoção da empregabilidade, refletindo uma estratégia clara e abrangente com objetivos específicos.

 

“É um instrumento estratégico que pretende congregar todas as medidas ativas que promovam a empregabilidade de todos os Açorianos, ou seja, desde a sua inserção no mercado de trabalho, à sua qualificação ou à regulamentação dos instrumentos coletivos de trabalho”, frisou Paula Andrade.

 

A Diretora Regional, que falava na reunião da Comissão Permanente de Concertação Social sobre a apresentação do Plano Regional de Emprego 2020-2024 (PRE), salientou que este documento, que tem um horizonte mínimo de cinco anos, “vem dar continuidade a toda a política pública de emprego que tem vindo a ser desenvolvida nos últimos anos”.

 

“O objetivo deste documento é trazer ao de cima tudo o que é política pública de emprego que tem sido feita nos últimos anos e com os resultados que têm sido apresentados”, referiu, acrescentando que as taxas de empregabilidade de várias medidas disponibilizadas pelo Governo dos Açores estão “acima dos 80%, após a integração nas medidas”.

 

Por outro lado, realçou “o percurso bastante positivo” que tem sido feito na diminuição do desemprego, tendo sublinhado os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), que revelaram uma descida significativa da taxa de desemprego para 7,3% no terceiro trimestre deste nos Açores.

 

“Temos feito um percurso bastante positivo na diminuição desta taxa e, a comprovar isso, o facto de termos o maior valor de população empregada e de população ativa desde que há registo, ou seja, há 34 anos”, frisou.

 

Para além de destacar a diminuição da precariedade laboral e o fomento da estabilidade laboral como outros objetivos contemplados no Plano Regional de Emprego 2020-2024, Paula Andrade adiantou que o documento prevê a criação de emprego “em todos os setores económicos da Região, com destaque para o turismo, novas tecnologias, agricultura ou mesmo a área da construção civil”.

 

Relativamente aos públicos-alvo, a Diretora Regional disse que no Plano Regional “estão identificados três grupos prioritários, nomeadamente os jovens, os desempregados de longa duração e os grupos mais vulneráveis, aqueles que estarão em risco de exclusão social”.

 

O PRE tem quatro grandes eixos de atuação, em seis objetivos estratégicos, que consubstanciam em 10 linhas de ação.

 

São seis os objetivos prioritários do Plano Regional, que passam pela redução do desemprego, promoção da empregabilidade jovem e da transição para a vida ativa e fomento da inserção no mercado de trabalho de grupos vulneráveis.

 

São também prioridades o reforço da qualificação da população ativa, o fomento da estabilidade laboral, bem como a potenciação da melhoria das condições de trabalho.


GaCS/OM
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.12.19-DREQP-PRE(1).mp3 2019.12.02-DREQP-PRE(2).mp3   19.7002.jpg 19.7003.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal