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Angra do Heroísmo , 30 de Julho de 2019

Parceria de Intervenção Comunitária para o sucesso educativo alargada a escolas da Ribeira Grande e de Ponta Delgada

A Parceira de Intervenção Comunitária (PIC) para o sucesso educativo “Escola, Família, Comunidade” vai ser alargada no próximo ano letivo (2019/2020) às escolas básicas integradas da Maia, na Ribeira Grande, e dos Arrifes, em Ponta Delgada, ficando assim todos os concelhos da ilha de S. Miguel cobertos por esta iniciativa do Governo dos Açores.

 

Esta parceria, da responsabilidade das secretarias regionais da Educação e Cultura e da Solidariedade Social e das câmaras municipais envolvidas, tem a coordenação científica de uma equipa do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA).

 

A iniciativa, que já se encontra implementada nos concelhos da Lagoa, Vila Franca do Campo, Nordeste e Povoação, visa promover o sucesso educativo, reduzindo a retenção e o absentismo, registando-se já nas unidades orgânicas onde está implementada melhorias significativas nas médias dos resultados dos alunos, assim como nos restantes indicadores.

 

No ano letivo que agora terminou (2018/2019), todas as unidades orgânicas envolvidas na PIC atingiram, algumas pela primeira vez, taxas de retenção no ensino básico regular abaixo dos 10%.

 

Por sua vez, as taxas de sucesso dos alunos do ensino básico regular que assumiram o compromisso no âmbito do PIC variaram entre 56% e 83%.

 

No âmbito desta parceria verificou-se igualmente uma diminuição do número de faltas injustificadas e de participações disciplinares, bem como o aumento do número de presenças dos encarregados de educação na escola.

 

Em algumas unidades orgânicas, como, por exemplo, na Lagoa, a Escola Básica Integrada registou uma descida sistemática da taxa de retenção, em ambos os ciclos, tendo atingido em 2018/2019 a taxa recorde de 3,3% de insucesso, enquanto na Escola Secundária a taxa de insucesso do 3.º Ciclo do ensino regular também baixou para 6,7%, mais de cinco pontos percentuais abaixo da taxa de 2015/2016, ano anterior ao da implementação da parceria.

 

Por sua vez, na Escola Básica Secundária Armando Côrtes-Rodrigues, em Vila Franca do Campo, a taxa de retenção do 3.º Ciclo baixou 8,2 pontos percentuais em relação a 2016/2017, ano anterior ao da parceria.

 

Na Escola Básica e Secundária da Povoação, que iniciou a PIC em 2018/2019, a taxa de retenção baixou em todos os ciclos do ensino básico, assim como baixou a taxa de insucesso de 17,3% em 2017/2018, para 9,5% em 2018/19.

 

Na Escola Básica Secundária do Nordeste, no primeiro ano de participação na PIC, as taxas de retenção, que já eram baixas, 5% no ensino básico (1.º, 2.º e 3.º Ciclo), acentuaram ainda uma descida nos 1.º e no 2.º Ciclo para percentagens inferiores a 3%.

 

A PIC insere-se no Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar – ProSucesso, Açores pela Educação, em vigor desde 2015, por um período de 10 anos, e pretende ir ao encontro dos três eixos de ação prioritária definidos para melhorar significativamente a qualidade das aprendizagens e reduzir as taxas de insucesso e abandono escolar precoce, com enfoque no III eixo “Mobilização da comunidade educativa e parceiros sociais”.

 

A Parceria Intervenção Comunitária “Escola, Família, Comunidade” teve início no ano letivo 2016/2017, nas três unidades orgânicas da Lagoa.

 

No ano letivo 2017/2018 foi alargada ao concelho de Vila Franca do Campo e, em 2018/2019 aos concelhos do Nordeste e da Povoação.

 

As parcerias estabelecidas contam também com a colaboração da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, Centros de Inclusão e Desenvolvimento Juvenil, Centros de Atividades de Tempo Livres, associações desportivas, recreativas e culturais dos respetivos concelhos e outras entidades do setor público, particular e cooperativo.


GaCS/SREC
 
 
 
 
 
   
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