principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Horta , 26 de Novembro de 2019

Plano e Orçamento para 2020 quer garantir qualidade e acessibilidade às respostas sociais e “cuidar de quem cuida”

A Secretária Regional da Solidariedade Social disse hoje, na Horta, que o Plano e Orçamento para 2020 na área da solidariedade social visa garantir a “qualidade e acessibilidade às respostas sociais”, colocando “as famílias no centro”, sendo esta uma forma de “cuidar de quem cuida”.

 

Para Andreia Cardoso, cuidar de quem cuida reflete-se na "promoção de apoio estruturado aos cuidadores informais de pessoas idosas e dependentes, reforço da rede de equipamentos e serviços sociais, capacitação dos pais para o exercício de uma parentalidade responsável, garantir formação gratuita e certificada aos cuidadores formais e técnicos, assim como ouvir as famílias e os utentes”.

 

A governante falava na Assembleia Legislativa, no debate das propostas de Plano e Orçamento para 2020, onde referiu que a dotação de 45,5 milhões de euros para o próximo ano na implementação de políticas próximas das pessoas e das famílias constitui compromisso do Governo em parceria com as IPSS e Misericórdias, departamentos do Governo, autarquias e demais entidades com intervenção pública.

 

A Secretária Regional destacou a “clara aposta no reforço da capacidade de resposta em Centros de Atividades Ocupacionais”, destacando os investimentos na Seara do Trigo, Centro de Apoio à Deficiência e Centro de Paralisia Cerebral dos Açores, na ilha de São Miguel, assim como na Santa Casa da Misericórdia da Calheta, em São Jorge.

 

“Na acessibilidade à área da infância, estamos determinados em fazer chegar as respostas como creches, amas e ATL a um cada vez maior número de crianças, atendendo ao contributo que estas respostas dão na estimulação do desenvolvimento cognitivo das crianças e da sua socialização”, frisou.

 

A governante acrescentou que estas respostas à infância se destacam pelo “forte impacto ao longo de todo o percurso escolar e, por essa via, em toda a sua vida, mas também pela importância que têm na conciliação da vida familiar com a vida profissional", anunciando o alargamento do Sistema de Avaliação das Respostas Sociais a estas duas valências.

 

“Pretendemos, por isso, aumentar a capacidade de resposta da atual rede de creches e amas, por forma a alcançar em 2028, uma taxa de integração nestas respostas sociais de 60% das crianças a partir de um ano e com menores rendimentos, enquadradas no primeiro escalão do abono de família”.

 

No melhoramento do funcionamento das respostas aos idosos, Andreia Cardoso destacou a implementação do Sistema de Gestão de Lista de Espera Única em Estruturas Residenciais para Idosos, que já foi aplicado na Terceira e está em fase de implementação em São Miguel, assim como o número de novas vagas a disponibilizar.

 

“Por fim, mas não menos importante, pretendemos dar continuidade à formação dos recursos técnicos e operacionais das IPSS e Misericórdias com vista à melhoria continua da qualidade das mais de 680 respostas sociais nos Açores”, disse a Secretária Regional.

 

No que respeita à habitação, Andreia Cardoso referiu que a política nesta área se assume como “guardiã do direito à habitação”, que visa as condições socioeconómicas das famílias e que tem assegurado uma intervenção diferenciada nas diversas parcelas do território.

 

“Avançamos com o programa Casa Renovada, Casa Habitada, que vai permitir que todas as famílias possam beneficiar de apoio a 100% para a recuperação da sua habitação e que possamos colocar no mercado de arrendamento de longa duração habitação que atualmente se encontra devoluta”, destacou.

 

No que respeita ao Incentivo ao Arrendamento, será dada a possibilidade de as famílias se candidatarem mais uma vez, isto é, de beneficiarem do apoio por mais cinco anos.

 

“Temos consciência que as mudanças sociais são permanentes, o que exige dos políticos e demais agentes uma atenção contínua às necessidades emergentes e uma ação determinada e concertada com todos os parceiros na busca das melhores soluções”, afirmou.

 

“Queremos continuar a atender às necessidades, potencialidades e particularidades de cada território, queremos agir nos fatores determinantes da mudança, queremos progressivamente mudar a forma como vivemos e continuar a transformar os Açores para muito melhor”, salientou Andreia Cardoso.

GaCS/AIC
 
 
  19.6967.jpg 19.6968.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Informação Relacionada:

Intervenção da Secretária Regional da Solidariedade Social  

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal