principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Ponta Delgada , 30 de Setembro de 2016

Luís Neto Viveiros revela que foram avaliados este ano 411 quilómetros de ribeiras em todo o arquipélago

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente revelou hoje, em Ponta Delgada que foram avaliados este ano 411 quilómetros de ribeiras no arquipélago dos Açores, dos quais 280 correspondem a novas avaliações e 131 a reavaliações relativamente ao ano anterior, abrangendo 195 bacias hidrográficas.

 

Luís Neto Viveiros, que falava na apresentação do Relatório do Estado das Ribeiras dos Açores (RERA) de 2016, salientou que “esta avaliação, cujas campanhas no terreno decorreram até há pouco dias, abrange toda a Região” e permite “o planeamento de ações consideradas prioritárias no âmbito da atuação dos serviços operativos da Direção Regional do Ambiente”.

 

O Secretário Regional sublinhou que o RERA, produzido e divulgado desde 2012, “sintetiza o estado geral das linhas de água, sem prejuízo das situações que ocorrem ao longo do ano, indissociáveis da natureza dinâmica dos escoamentos, erosão hídrica, alterações no solo, crescimento vegetal e transporte hídrico/fluvial”.

 

Ao longo desta legislatura, segundo Neto Viveiros, "foi substancialmente incrementada a capacidade operativa e o investimento na manutenção e requalificação da extensa rede hidrográfica dos Açores”, que tem cerca de 7.000 quilómetros de linhas de água, distribuídos por mais de 700 bacias hidrográficas.

 

Além das ações de limpeza e manutenção periódicas executadas pelas equipas operativas, às quais prestou reconhecimento público pelo trabalho desenvolvido, Neto Viveiros destacou também que, até à data de hoje, foram “lançadas 23 empreitadas em ribeiras”, sendo que “15 já estão concluídas, sete estão em execução e uma adjudicada”.

 

“Obras que representam um investimento que ascende a quase 11 milhões de euros, feitas com o objetivo de evitar perdas de vidas e bens e de minimizar os efeitos de pluviosidade extrema”, frisou.

 

Paralelamente, revelou que “foram efetuados acordos de cooperação com as autarquias, destinados a intervenções nas linhas de água, no valor global de 265 mil euros”.

 

“Saliento ainda o programa Eco-Freguesia, que este ano contou com uma dotação financeira global de cerca de 600 mil euros e abrangeu, pela primeira vez, todas as 156 freguesias do arquipélago”, acrescentou o governante, recordando que uma das novidades da edição 2016 foi o projeto 'A Minha Ribeira'.

 

Neto Viveiros frisou que este projeto “pretende disponibilizar ferramentas para que as Juntas de Freguesia mobilizem as populações para a monitorização e limpeza das linhas de água”, salientando que aderiram “100 autarquias, abrangendo um total de 176 quilómetros de linhas de água”.

 

A tipologia mais representada nas ocorrências identificadas no RERA 2016 corresponde a ‘assoreamentos e obstruções resultantes do normal desenvolvimento vegetal e dinâmica fluvial’ que, aliada à tipologia ‘derrocadas e instabilidade de talude natural’ representam, conjuntamente, cerca de 54% das ocorrências registadas.

 

As ocorrências relacionadas com o depósito ou abandono de resíduos representam 9,4% do total, as obras em leitos e margens 2,3% e as relacionadas com descarga de águas residuais 1,5%.

 

A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente tem a responsabilidade pela manutenção das ribeiras fora dos núcleos urbanos, sem prejuízo das obrigações dos proprietários eventualmente envolvidos.

 

Apesar dessa competência pertencer nos núcleos urbanos aos municípios, esta avaliação envolveu também várias zonas urbanas, numa perspetiva de fiscalização e eventual alerta ou concertação de ações futuras.

 

O RERA 2016 pode ser consultado no endereço eletrónico http://www.azores.gov.pt/Gra/srrn-drotrh/conteudos/projectos/2016/Setembro/RERA2016.htm?lang=pt&area=ct.

GaCS/OG
 
Anexos:  
2016.09.30-SRAA-RERA2016.mp3   6594.jpg 6595.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal